A Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil foi homenageada nesta segunda-feira (30) 40º aniversário da entidade. A celebração, realizada em sessão especial no Plenário do Senado Federal, em Brasília (DF), deve-se aos serviços relevantes prestados pela GS1 à economia do país, ao atribuir e gerenciar os códigos de barras que identificam produtos na cadeia de abastecimento. Em 40 anos de atividades no Brasil, a associação agregou 58 mil empresas em seu quadro, que se beneficiam de um padrão global para que seus produtos sejam distribuídos e vendidos tanto nacional quanto internacionalmente. A entidade é ligada à GS1, com sede em Bruxelas (Bélgica), que atua em 150 países e tem mais de 1,5 milhão de empresas associadas.
Conduzida pela Senadora Leila Barros, a sessão solene lotou a plenária. Compuseram a mesa pela GS1, o presidente da GS1 Brasil, Joao Carlos de Oliveira, e o vice-presidente de Relações Governamentais. Em seus discursos, ambos reforçaram a importância da entidade para o ecossistema do comércio.
João Carlos de Oliveira enalteceu o trabalho da associação e descreveu na plenária a importância e influência da entidade em mais de quarenta setores da economia e como o trabalho da GS1 contribui para a arrecadação do PIB brasileiro. “É uma grande alegria estar aqui hoje celebrando os 40 anos da GS1 Brasil e poder falar do importante papel da nossa organização no fortalecimento da economia, no apoio aos empresários e na criação de oportunidades para colocar o Brasil como protagonista no cenário global de automação”, afirmou Oliveira.
No Brasil, a entidade desempenha um papel fundamental na promoção da automação comercial e na adoção do código de barras desde 1983. Ao longo desse período, apoiou vários projetos que contribuíram para a melhoria da gestão de processos e do emprego de novas tecnologias em diversos setores da economia. Além de atribuir o código de barras que identifica produtos, a associação fornece às empresas uma rede de sincronização de dados em âmbito global para padronização de processos e consultoria em projetos de rastreabilidade e sustentabilidade em 40 setores da economia.
O código de barras em padrão global passa agora por uma evolução e está sendo substituído pelo GS1 Digital Link, um QR Code que pode armazenar muito mais informação para toda a cadeia de abastecimento e o consumidor. Essa campanha causa um impacto significativo na maneira como as pessoas compram e vendem produtos, o que leva os consumidores a terem acesso a informações qualificadas diretamente dos fabricantes.
O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Serverini, que esteve presente no evento, parabenizou a GS1 pelo excelente trabalho nas últimas quatro décadas. “Estamos felizes por poder estar aqui, ao lado do João Carlos, nesse momento tão importante para a GS1. Temos muito orgulho dessa parceria, que vem desde a fundação”, disse.
Após a solenidade, a GS1 serviu um almoço na sede da entidade em Brasília.
*Com informações da assessoria de comunicação da GS1 Brasil