A GS1 Brasil promoverá na próxima semana duas reuniões para sanar dúvidas sobre o processo de cadastro de produtos. O primeiro encontro virtual, no dia 12 de novembro (quinta-feira), das 15h às 16h, será sobre a validação de GTINS, também conhecidos como EANs (códigos de barras dos produtos) nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). A reunião técnica será conduzida pelos Coordenadores Técnicos do ENCAT (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), Álvaro Bahia (SEFAZ Bahia) e Vinicius Freitas (SEFAZ RS).
O segundo encontro será no dia 13 de novembro (sexta-feira), das 10h às 11h. Nesse dia, a GS1 Brasil vai demonstrar passo a passo o Cadastro Nacional de Produtos, uma ferramenta online criada pela GS1 Brasil, que contribui para a construção de uma base consistente de dados, fundamental para a evolução da cadeia de abastecimento, e também para atender as exigências da Secretária da Fazenda de Estado quanto à emissão de notas fiscais.
A GS1 Brasil sugere aos interessados em participar da jornada que anote suas dúvidas. Uma alternativa também é cadastrar os produtos antes, acessar o Cadastro Nacional de Produtos e anotar todas as dúvidas. Separando foto do produto e informações, você também pode cadastrá-lo em tempo real, enquanto tira as dúvidas.
Para fazer a inscrição, CLIQUE AQUI. As vagas são limitadas,
CNP
O Cadastro Nacional de Produtos (CNP) conecta as informações dos produtos em todos os elos da cadeia produtiva para garantir a quem produz, distribui e comercializa, o acesso com mais agilidade a dados qualificados e relevantes de cada produto, permitindo também, no mesmo ambiente, gerar os códigos de barras de cada produto e até imprimir as etiquetas para colocar nas embalagens.
Para a indústria, a ferramenta garante a disponibilização de dados uniformes para todo o mercado, pelo fato de ter a informação cadastrada em um único local, pelo próprio fabricante. Isso evita falhas tanto de fornecimento quanto de recebimento.
Atacadistas e varejistas podem acessar os dados sobre produtos nesse sistema e obter características detalhadas inseridas pelos fabricantes, com a descrição específica do item, marca, imagens do produto e até mesmo um link para direcionar ao site do produto ou da indústria.
Além disso, é possível utilizar a descrição detalhada do produto no cupom fiscal, assim como nas etiquetas das gôndolas.
*Com informações da GS1 Brasil
CLIQUE AQUI para ver o material impresso produzido especialmente para esclarecer o que é o CNP aos associados da ABAD. E veja abaixo o vídeo explicativo: