A operação logística é um dos pilares do sucesso ou do insucesso do negócio do atacado distribuidor. Estar atento às tendências e à evolução das tecnologias empregadas nesse segmento é, não só fundamental, mas estratégico. No painel Logística 4.0 – Inovações Disruptivas, foi possível conhecer algumas dessas novas tecnologias. A começar pelo transporte de carga. O vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, J. Ricardo Alouche apresentou o e-delivery, o caminhão 100% elétrico da marca, desenvolvido e produzido no Brasil. “Com o e-delivery estamos vendendo uma solução de mobilidade adequada às necessidades tanto da empresa como do cliente do atacado distribuidor”, comentou Alouche.
Do caminhão para o Centro de Distribuição, a tecnologia de transelevadores foi destacada pelo gerente de logística da Roge Distribuidora, João Alfredo Moreira. “Os transelevadores aumentam a capacidade de movimentação dentro do CD”, disse.
O inventário é outro ponto sensível da operação dentro do atacado distribuidor e para tornar esse trabalho mais assertivo, o gerente de Business Development da RGIS, Eli Souza apresentou a solução adotada com o uso de drones para a realização de inventários em níveis aéreos. “Dentre os objetivos do uso dessa tecnologia estão a redução de custo, a organização dos estoques e detecção de avarias”, ressaltou Souza.
Já com o caminhão na rua, também é preciso pensar em soluções para a gestão da entrega. O tema foi apresentado pelo CEO da Fusion DMS, Emílio Saad Neto. “Desenvolvido dentro do distribuidor, o software da Fusion traz uma solução para otimizar as entregas. Trata-se de uma plataforma única, que contempla o ciclo completo do processo e que permite ainda a sincronização com o ERP de qualquer empresa”, destacou Neto.
Outra inovação para o segmento de logística é o uso de voz nas operações. O diretor da Disdal, Clair Dalberto, apresentou as vantagens do voice picking, ou seja, separação por comando de voz. “Essa é uma tecnologia inclusiva e disruptiva e que traz inúmeros benefícios. Registramos ganho de 35% no aumento de produtividade. Além disso, o uso dessa tecnologia reduziu o treinamento de novos colaboradores de dois dias para duas horas”, explicou Dalberto.
Finalizando o painel, o presidente do Grupo KarneKeijo, Inácio Américo Miranda Jr, enfatizou a importância de realizar as ações com rapidez e encontrar os parceiros corretos. “Também destaco o uso do APP, Meu descontão, com ele é possível controlar pelo CPF do cliente, a quantidade de produtos vendidos”, disse.
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