Representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Tocantins e Distrito Federal participaram nesta segunda-feira da reunião do Grupo ABAD Jovens e Sucessores (GAJS), no primeiro dia da 43ª Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto da ABAD, que acontece de 17 a 19 de junho em Atibaia, no interior de São Paulo.
Liderado pela gaúcha Patrícia Turmina, da Distribuidora Onis, o grupo reuniu mais de 50 distribuidores e atacadistas de diversos segmentos, de materiais de construção a bebidas, passando por autopeças, higiene pessoal e cosméticos, congelados, carnes, utilidades domésticas e tecnologia.
Mas muito mais explícita que as diferenças de sotaques e nichos, estava a compatibilidade do grupo no engajamento para a consolidação dos negócios na nova era da Inteligência Artificial.
Focado no futuro do setor, o CEO da Temsi Brasil, Giuseppe Lotto, aproveitou a oportunidade para mostrar aos jovens executivos como a consultoria fundada há Itália há 40 anos tem ajudado empresas brasileiras nessa jornada. “Já realizamos mais de 600 projetos de sucesso em eficiência operacional, com resultados expressivos”, disse ele, citando que metodologia da Temsi se baseia em dois pilares: a saturação e a produtividade.
“Quanto eu utilizo do que eu tenho é a primeira pergunta que fazemos. A segunda é: ‘o que eu ganho com o que eu uso?’”, explicou o consultor, apresentando cases de sucesso, como o de um Centro de Distribuição que obteve 20% de ganhos em saturação e 30% em produtividade por meio da consultoria. “Em um CD, avaliamos muitos processos, mas todos com pessoas envolvidas. Nosso trabalho inclui o treinamento de funcionários e isso faz muita diferença na produtividade individual, impactando a total”, explicou.
Patrícia destacou a qualidade do patrocinador do evento. “A diferença entre a Temsi e outras consultorias é que muitas fazem o diagnóstico e nos deixam com os problemas, mas o Giuseppe nos ajuda a resolver”, disse a presidente do GAJS, ao agradecer a participação de Lotto e introduzir o painel conduzido pelo conselheiro do Grupo, Franco Astoria, da Chocosul Distribuidora, que contou com a participação do Vice-Presidente da ABAD, Juscelino Franklin Martins, e do diretor do Abastecebem, Daniel Pozza.
Com o viés de pelo menos duas gerações, a conversa abordou quão inevitável é a digitalização do setor, apesar da resistência de parte da cadeia, e comparou as mudanças que serão trazidas pela Inteligência Artificial, às mudanças da Revolução Industrial.
Para Martins, o setor precisa entender que a digitalização é uma “onda interminável”, que ele mesmo, atualmente com 49 anos, acompanha desde os 14 anos de idade. “Eu fui resistente ao palm e questionava o fato do cliente querer ver o pedido, eu não compreendia que era mais um meio”, lembrando que a IA é mais um meio, e que as distribuidoras são empresas de abastecimento de bens de consumo que precisam assumir o seu protagonismo.
Pozzo também destaca que o objetivo do trabalho é pegar no ponto A e entregar no ponto B, mas que há todo um ecossistema envolvido. “No meio tem o financiamento, a análise de dados que pode ser com processos poderosos, e precisamos entender o comportamento do consumidor, tudo isso junto é um ecossistema”, lembrando os dois cenários globais da atualidade: o modelo norte-americano, com a Amazon, e o modelo chinês, executado pelo Alibaba Express. “São dois caminhos, não temos como fugir disso, mas estamos muito longe de ambos e dá tempo de se estruturar”, explicou.
Astoria completou que há elementos ruins para o nosso País, mas positivos para a cadeia de distribuição. “Nossa indústria assume o risco de financiar o varejo, a gente tem uma logística ponto a ponto que é muito difícil, temos uma dificuldade tributária mesmo após a reforma. A nossa complexidade nos protege”, afirmou o conselheiro, que encerrou o painel destacando a importância do setor não apenas delegar, mas construir as soluções dos negócios.
Presente no final da reunião, o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, destacou a relevância do grupo com mais de 18 anos para o desenvolvimento da ABAD e emocionou-se ao dizer que havia recebido uma mensagem do filho de 14 anos perguntando se poderia participar do encontro.