Missão Portugal começa com visitas técnicas

Na cultura ou nos negócios, tradição e inovação se unem de forma única em Portugal. Para conferir esse cenário, a GS1 Brasil promove a Missão Técnica Portugal, que desembarcou em Lisboa no último fim de semana e ficará até 9 de novembro, com o objetivo de promover uma experiência única para profissionais que buscam conhecimento, networking e inovação em um dos principais polos de inovação da Europa.

A comitiva da GS1 Brasil – que reúne a equipe da entidade e executivos do mercado – fez a primeira parada no domingo (3), no Time Out Market Lisboa, também conhecido como Mercado da Ribeira – um dos espaços gastronômicos mais tradicionais da região, com 26 restaurantes e 8 bares (com notas 4 ou 5 estrelas por críticos gastronômicos), além de lojas e sala de espetáculos.

O local foi criado no ano de 1100 e passou por várias reformas e ampliações ao longo do tempo. Em 2010, o Time Out Group – dono da Revista Time Out, publicada em vários países – ganhou a concessão para explorar comercialmente o mercado, que passou por ampla revitalização. Em 2018, recebeu cerca de 4 milhões de visitantes.

O grupo brasileiro fez um tour exclusivo pelo complexo gastronômico e participou de atividades na Academia Time Out, um espaço privativo do mercado, com um jantar preparado por um chef português premiado.

Varejo em foco

Na segunda-feira (4), o grupo esteve no Hipermercado Continente, principal bandeira do grupo Sonae – tradicional companhia portuguesa que atua em diversos setores, como varejo, serviços financeiros, gestão de centros comerciais, software e sistemas de informação, mídia e telecomunicações.

O Hipermercado Continente foi fundado em 1985 e é uma referência no varejo português. O grupo brasileiro conheceu a unidade instalada no Shopping Colombo, onde são comercializados alimentos, perecíveis, bazar e têxtil.

O executivo do Sonae, Frederico Santos, recebeu o grupo brasileiro com uma palestra sobre a transformação digital da empresa, que está focada em quatro frentes:

  • eficácia e eficiência de processos, com uso de Internet das Coisas (IoT) e machine learning;
  • experiência do consumidor;
  • business transformation;
  • uso da metodologia Agile.

Em relação à inovação aberta, a companhia aposta em parcerias com instituições de pesquisa e desenvolvimento e startups, já com algumas iniciativas em curso. Junto com startups, por exemplo, o Continente desenvolveu testes de novos produtos e gestão de doação de mercadorias não comercializadas.

Web Summit

A agenda de segunda-feira incluiu o primeiro dia no Web Summit, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo que reúne CEOs, tomadores de decisão, startups e investidores. O evento é realizado em Lisboa desde 2016 e reúne mais de 70 mil pessoas.

Na extensa programação do Web Summit, uma das palestras que chamou a atenção do diretor de tecnologia da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi foi a apresentação da startup Banjo Robinson, que oferece um serviço de assinatura de cartas escritas para crianças e enviadas duas vezes por mês, ajudando no aprendizado da leitura e escrita em inglês. A escritora inglesa Kate Boyle é a criadora do serviço e criou o personagem de um gato, o Banjo, que é quem assina as cartas para as crianças de 5 a 8 anos. A Banjo Robinson anunciou no Web Summit o sucesso da rodada de investimentos que recebeu.

Fotos: Divulgação GS1 Brasil

Texto elaborado com a colaboração de Roberto Matsubayashi, diretor de tecnologia da GS1 Brasil, e André Spínola, assessor da Presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional.

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