Em trinta minutos, Bruno Vianna, diretor Digital Insights da BEES, da Ambev, conquistou o público da Convenção ABAD 2024 ATIBAIA ao apresentar um ecossistema completo com plataformas para conectar toda a cadeia de abastecimento, dos produtores aos consumidores.
Em seu pitch especial iniciado às 9h30 do segundo dia de evento, o executivo colocou, nos telões da plenária, imagens que mostram que, de fato, essa revolução tecnológica está em curso e vem sendo usada dentro do setor atacadista distribuidor.
“Desde o início da história do varejo, a gente percebe que tudo o que construímos era artesanal. Mas, de uns tempos para cá, começamos a nos tornar cada vez mais digitais”, disse.
Com uma nova proposta para conectar produtores, indústrias, parceiros, varejistas e clientes, o ecossistema BEES se tornou um ponto de contato entre todos os elos da cadeia, entregando um Go to Market mais do que completo. E é assim que, há cerca de três anos, a Ambev vem trabalhando no Brasil.
“Temos muitas plataformas distintas, desde suporte, um aplicativo para orientar a força de vendas tanto remota quanto presencial, ferramentas para dar visibilidade aos parceiros e muitas novidades que ainda chegarão”, explicou.
Sob os olhares atentos dos convidados, Vianna enfatizou que o BEES consegue gerar um valor muito maior do que quando todos esses elementos atuam de forma independente e separada. “Com isso, evoluímos tanto que atualmente temos 20 vezes mais pontos de contato personalizados dentro da plataforma, o que é realmente poderoso”, comemorou.
Segundo ele, o crescimento de distribuição total da Ambev é de aproximadamente 53%, valor bastante elevado quando se considera o tamanho da companhia que atende mais de 1 milhão de clientes todos os meses. “De maneira manual jamais conseguiríamos otimizar todas as pequenas decisões que temos que tomar diariamente nesse contexto. Foi assim que a IA chegou para auxiliar”, disse.
Segundo o executivo, um dos objetivos do BEES está no fomento à prospecção. Vianna explicou que o ecossistema contribui com a identificação do potencial cliente, com o cálculo da probabilidade dele se tornar de fato um comprador, com a decisão se compensa agendar uma visita presencial, quem seria o melhor representante para esse atendimento e sobre o melhor horário para que essa visita seja realizada.
“Todas essas informações existem, por mais que seja difícil organizá-las. Mas com o aplicativo temos como agilizar essa análise e inserir, na rota do representante, um horário para essa prospecção”, detalhou.
Mais detalhes sobre como a Ambev vem se beneficiando do ecossistema BEES serão compartilhados por Flávio Vinte na apresentação “Uma viagem inspiradora pelo mundo do comércio digital” marcada para 9h de quarta-feira, 19 de junho, último dia da Convenção ABAD 2024 ATIBAIA.