NRF 2025: varejo impulsionado por inteligência artificial

O presidente Leonardo Miguel Severini esteve mais uma vez na maior feira do setor de varejo e consumo, realizada em Nova Iorque (EUA), na primeira quinzena de janeiro. A NRF 2025 Retail’s Big Show reuniu renomados especialistas para discutir o futuro do varejo e apresentar soluções para um público formado por diversos profissionais do setor varejista brasileiro. Com a curadoria dos co-fundadores da BTR-Varese, Eduardo Terra e Alberto Serrentino, além de renomados keynotes nacionais e internacionais, depois de percorrer a feira, o presidente Leonardo participou do tradicional evento de pós-NRF, no Harward Club, que faz um resumo dos principais insights do evento.

No bloco de abertura do seminário, Eduardo Terra, apresentou os sete principais insights que foram tema de debates na NRF 2025: “Varejo em mundo FITS (Fraturado, Instável, Tenso e em Transformação)”, “Experiência do cliente e a busca pela jornada unificada”, “A loja para 2025 e além”, “Retail media 2.0”, “A tecnologia encontra a humanidade”, “Impulsionando a mudança: liderança, design organizacional, cultura e responsabilidade social corporativa” e o tema queridinho de todas as palestras realizadas, o “Varejo impulsionado por Inteligência Artificial”.

Entre os insigths apresentados por Terra, o “Retail Media” é um tema que o varejo brasileiro já vem desenvolvendo com bastante atenção, desde quando tomou força na NRF 2024, e que nesta última edição do evento, recebeu uma atenção menos pulverizada, mas ainda com bastante relevância no setor. O co-fundador da BTR-Varese fez questão de reforçar a sua famosa frase “nem tudo que passa pela NRF chega no varejo brasileiro, mas tudo que chegou no varejo brasileiro passou pela NRF”.

Na sequência, Alberto Serrentino, co-fundador da BTR-Varese, abordou o tema “Experiência do cliente e a busca pela jornada unificada” dando o seguinte alerta aos presentes: “para que uma agenda do cliente seja realmente inovadora, a gente tem que começar a trabalhar melhor o cadastramento dos clientes e produtos e ter um estoque integrado com visibilidade. Não dá para ter Omnicanalidade sem uma orquestração eficiente”.

Sobre o assunto de maior destaque no evento estadunidense, Serrentino, foi bastante enfático, “A NRF 2025 foi quase monotemática. Eu não vi nenhuma palestra que não falasse de Inteligência Artificial”. Ele descreveu toda a agenda estratégica de IA no Varejo, tendo a arquitetura de informação, governança, segurança e Agentic AI como alguns dos pontos que precisam ser acompanhados de perto setor.

De acordo com Olegário Araújo, consultor e cofundador da Inteligência 360, pesquisador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP e membro da SCIP – entidade internacional que congrega os profissionais de estratégia e inteligência competitiva, que também esteve em Nova Iorque, a abordagem neste ano foi muito mais pé no chão. “Como usar a IA nos meus negócios? A concorrência está aí, e é preciso utilizar a IA para fazer tarefas repetitivas, com mais precisão, velocidade e documentação”, destacou. Araújo ainda explica que no caso do distribuidor, a IA pode ajudar com o cliente, o varejista, a programar melhor as compras. “Em vez de passar para tirar pedidos, entender, sim, qual mix de produtos seria interessante, afinal há o histórico da loja. Já se faz isso, mas com IA pode se fazer muito mais. É um olhar para a frente, ajudar nas previsões, em termos de vendas, preços e o papel do vendedor/RCA como um consultor, empoderando esse profissional, facilitando para ambos”, observou.

Ao lado de um grande grupo de profissionais do setor varejista, que há quatro anos tem acompanhado a curadoria da BTR-Varese na NRF, o presidente Leonardo destacou também pontos de interesse nesta edição do evento. Segundo ele, NRF 2025 evidenciou a crescente importância da Inteligência Artificial (IA) no varejo, especialmente na personalização da experiência do cliente e na otimização de processos operacionais. “As tendências refletem uma transformação profunda no varejo, impulsionando o setor atacadista distribuidor rumo a um futuro mais conectado, sustentável e orientado por dados. É importante destacar a relevância da arquitetura já existente, que serve como base essencial para a abordagem estratégica das empresas e para o sucesso dessas transformações”, afirmou.

ABRAS

O presidente Leonardo também prestigiou o Jantar ABRAS em Nova Iorque, no dia 13 de janeiro, ao lados de outros presidentes da Unecs. O evento, que reuniu cerca de 200 empresários do setor supermercadista no jantar oferecido pela entidade na City Winery, contou com uma “versão supermercados” do The Noite, o talk show apresentado por Danilo Gentili. O comediante e apresentador entrevistou Denis Correia, CEO da DM, uma das principais empresas especializadas em crédito ao consumidor do Brasil, além de conversar com o presidente da ABRAS, João Galassi, e a primeira-dama da entidade, Virgínia Galassi. O evento também contou com a presença dos deputados federais Domingos Sávio (presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços) e Joaquim Passarinho (presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo).

*Com informações da Revista Distribuição e SuperHiper

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: