Painel da Convenção Anual da ABAD discute o marketplace no Brasil e no mundo

O segundo painel da programação oficial da Convenção Anual da ABAD, “Avanços tecnológicos e mudança nos hábitos de compra impulsionam o Marketplace no Brasil e no mundo”, vai discutir como a tecnologia vem estimulando novas formas de interação entre marcas, varejistas e consumidores e como aproveitar as oportunidades da digitalização. O painel também vai apresentar o novo canal de vendas do setor, detalhando o andamento da implementação do marketplace do setor atacadista e distribuidor.

Participam do debate o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, o consultor Eduardo Terra, coordenador do Comitê Marketplace da ABAD, a gerente de Engajamento Setorial da GS1 Brasil, Ana Paula Maniero, e o CEO da Infracommerce, Kai Philipp Schoppen.

Pesquisa realizada em 2020 pelo Comitê Marketplace da ABAD mostrou que 31,97% dos empresários já utilizam o e-commerce em seus negócios, e 19,67% estão em processo de construção. Um grande percentual, contudo, 48,36%, ainda não tem o recurso. Entre os 31,97% que já atuam com o e-commerce, apenas 33% deste total, estão em um sistema colaborativo de vendas, o marketplace.

De acordo com o consultor Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, “a pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas. Uma evolução no mundo digital que se esperava para cinco anos ocorreu em cinco meses”.

O consultor também pondera que o próximo passo de quem tem um e-commerce é pensar no marketplace, uma plataforma onde várias empresas colocam seus produtos para vender. “Costumo dizer que o e-commerce é a loja e o marketplace, o shopping”, diz Eduardo Terra. Exemplos desse “shopping” são Amazon, Mercado Livre, Buscapé, que vendem produtos de várias empresas para o consumidor final. No segmento atacadista e distribuidor ainda não há muitos marketplaces B2B. “Esse é um nicho de mercado que precisa ser desenvolvido”, afirma Terra.

Kai Schoppen, CEO da Infracommerce, destaca que o e-commerce tem sido fundamental nesses momentos em que a força de vendas de muitas empresas não pôde sair a campo. “Com a venda online, o cliente do atacadista ou distribuidor pode abastecer seu negócio sem a necessidade de se locomover. Além disso, ele pode fazer a compra a qualquer hora porque o e-commerce não fecha”.

Para o atacadista, o e-commerce oferece a facilidade de serem colocados novos produtos sempre que sentir um aumento da demanda e a flexibilidade de ajustar o sortimento.

Convenção Anual

Sob o tema “Agentes de Distribuição transformando a realidade do setor: estratégia, planejamento e inovação”, a ABAD realiza a 40ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2021 ATIBAIA entre os dias 9 e 11 de agosto, no Bourbon Convention Resort Atibaia, em Atibaia-SP, para convidados presenciais e virtuais. Os painéis acontecem ao longo do dia 10 de agosto, a partir das 8h30. Confira os horários:

1º painel: “Cases de sucesso – Construindo o futuro do Canal Indireto” – 8h30

2º painel: “Avanços tecnológicos e mudança nos hábitos de compra impulsionam o Marketplace no Brasil e no mundo” – 11h00

3º painel: “Logística 4.0 – Inovações disruptivas” – 14h30

4º painel: “Tendência, transformação e inovação em um mundo colaborativo” – 16h00

Conheça a PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR.

 

2 respostas

    1. Jandira, boa tarde, por favor, especifique qual botão não funcionou na hora do compartilhamento. Acabo de fazer um teste e todos funcionaram. Talvez tenha sido um problema momentâneo. Passe o retorno por email: imprensa@abad.com.br

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Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

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