Voltada à avaliação das tendências de consumo para auxiliar a cadeia de abastecimento no planejamento estratégico, a Pesquisa Categorias em Destaque ABAD/NielsenIQ aponta o resultado de vendas de 60 categorias de produtos comercializados em mais de 505 mil estabelecimentos. O levantamento, que está no nono ano e até 2023 computava apenas 50 categorias, foi apresentado na edição 2024 do Encontro de Valor ABAD.
As categorias selecionadas têm peso significativo na cesta de compras do consumidor, representando 67% do total faturado. Neste ano, 146 grupos de produtos pesquisados no período apresentaram aumento de +7,5% em valor nas vendas contabilizadas. Destaque para o protagonismo das bebidas, responsável por 43% em valor e com incremento de +9,7% nas vendas, e dos alimentos, com contribuição de 34% e alta de +5,9%.
Interessante observar que cigarros tiveram variação de +8,3% nas vendas, acima das altas registradas para artigos de higiene pessoal e beleza (+6,4%), de limpeza (+4,2%) e bazar (+0,9%).
As demais 86 categorias não sustentaram o resultado positivo, retraindo -1,2%.
Cenário positivo
Domenico Filho, diretor de varejo da NielsenIQ no Brasil, foi o responsável por apresentar a pesquisa durante a edição 2024 do Encontro de Valor ABAD. Na visão dele, a variação de vendas das categorias registra cenário melhor e de menor impacto sobre os preços em relação ao ano passado. “Notamos aquecimento do mercado brasileiro motivado por uma inflação mais baixa, ainda que esteja próxima do teto da meta oficial (de 4,5% para 2024), redução do desemprego e aumento da renda, ainda tímida, mas que contribui para o consumo”, disse.
Segundo informou, no acumulado até setembro, houve, na média, aumento do faturamento de 8,9% e em volume, de 6,2%, no quadro geral de categorias, mapeadas semanalmente e que apresentam melhora contínua de patamares.
Mesmo considerando que energia e commodities podem impactar o custo de vida até dezembro, o executivo ainda enxerga um cenário positivo para o consumo neste ano, apesar de o endividamento pesar no bolso de parte da população. Na mira, como impulsionadores de consumo, estão o emprego temporário de fim de ano, Black Friday e pagamento do 13º salário.
A pesquisa completa está disponível na mais recente edição da Revista Distribuição, que pode ser acessada AQUI e traz um mapeamento do comportamento de vendas em estabelecimentos presentes no território nacional com participação relevante de consultores avaliando os segmentos.
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