Durante o Encontro de Valor 2022, Daniel Asp, gerente de Atendimento ao Varejo da NielsenIQ, apresentou a nova edição da pesquisa Categorias em Destaque. Segundo ele, a pesquisa é um retrato das compras do brasileiro, com mudanças no mix e nas embalagens, sempre em busca de compras mais vantajosas para o bolso apertado.
Realizada todos os anos pela ABAD em parceria com a NielsenIQ, a pesquisa de 2022 mostra o desempenho de vendas de 50 categorias de produtos em 485 pontos de até mil metros quadrados espalhados pelo Brasil.
Desde o ano passado, a NielsenIQ passou a considerar supermercados de até mil metros quadrados, abrangendo os varejos de autosserviço pequenos, tradicionais (de balcão) e independentes. Antes, o estudo definia como um dos critérios para a amostragem o número máximo de nove checkouts. “Deixamos de trabalhar com a métrica de checkouts e adotamos a metragem quadrada”, explica Daniel Asp Souza, da NielsenIQ.
O período pesquisado encerrou-se em junho de 2022, com base nos 12 meses anteriores. O grupo principal, de 50 categorias pesquisadas, representou 3,1% na variação de vendas/valor com importância de 65% no valor total. As demais 112 categorias igualmente listadas obtiveram 1,6% em vendas/valor com 35% em importância de valor.
ACESSE a revista Distribuição para ver o estudo completo, que traz análises de especialistas, consultores, representantes de indústrias e atacadistas distribuidores.
REVEJA a apresentação durante o Encontro de Valor.