O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, participou, no último dia 5 de abril, da posse da diretoria reeleita da Afrac – Associação Brasileira de Automação para o Comércio, comandada por Paulo Eduardo Guimarães, e da abertura do Congresso Autocom 2022, promovido pela entidade no Expo Center Norte, em São Paulo.
A abertura do evento contou com a presença do Deputado Federal Efraim Filho (União Brasil-PB) e presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços – FCS, autor do Projeto de Lei Complementar 178/21, que institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias, cria a Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e) e a Declaração Fiscal Digital (DFD). Ele afirmou que a perspectiva é que até o final do ano o projeto seja aprovado.
“O Congresso entendeu a necessidade da sociedade civil de melhorar o ambiente de negócios desse (comércio e serviços), que é o segmento que mais arrecada e gera empregos no Brasil”, afirmou o deputado.
A simplificação tributária é uma antiga demanda dos setores de comércio e serviços representados pela Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, da qual a ABAD e a Afrac fazem parte.
O presidente da Afrac, em discurso, afirmou que todos já sabemos que o Brasil tem o sistema tributário mais complexo do mundo, mas não adianta discutir mais o problema, é preciso apresentar soluções. “Com a simplificação fiscal digital vamos resolver a questão das obrigações acessórias, enquanto ainda não se discute uma reforma mais abrangente”, avaliou.
Além do presidente da ABAD, participaram do evento o presidente da Unecs e da CNDL, José César da Costa, e Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.