Setor abraça agenda ESG e apresenta boas práticas de sustentabilidade

O Comitê ESG da ABAD, focado em nortear o caminho para a construção de parâmetros éticos e ambientalmente sustentáveis na cadeia de abastecimento, trouxe para a 42ª Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2023 ATIBAIA, as boas práticas desenvolvidas nas três verticais: ambiental, social e governança.

Mediado por Alessandro Dessimoni, da DBA Advogados, e com a participação do presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, o painel buscou apresentações para mostrar como construir pilares de sustentabilidade fortes e permanentes. Para isso, convidou Gustavo Fonseca, da Boomera Ambipar; André Cardoso, da CHEP; e Renata Vieira, da Nestlé, para falar sobre ações ambientais; Jorge Feliciano, do Grupo Martins; Agnes Honda, da Kenvue; e Matt Featerstone, da Cricket Brasil, para mostrar projetos sociais; e Walter Faria, do Grupo Bravero; e Waldir Beira Júnior, da Ypê/Química Amparo, para detalhar boas práticas de governança.

“A agenda ESG deixou de ser conceitual para ser prática. Dentro do contexto ambiental, precisamos trabalhar logística reversa, educação e redução da emissão de gases do efeito estufa durante o transporte. Na vertente social, focamos em direitos humanos, boas relações de trabalho e qualidade de vida. Para governança, não podemos nos distanciar de estratégia, práticas e políticas de gestão e relacionamento com a cadeia de valor”, disse Dessimoni.

Ambiental

Uma das falas de Fonseca foi bastante marcante. “É impossível implementar qualquer ação de ESG sem toda a empresa estar inteirada nos processos”, disse. Por isso o especialista acredita que a educação é um dos caminhos principais tanto para dentro quanto para fora das empresas. “Decidimos que o primeiro e mais relevante pilar é a educação ambiental. Interna e externamente, até porque o consumidor quer ser mais sustentável, mas não sabe como fazer isso”, completou.

Ainda pensando em conscientização, Renata apresentou uma campanha que está sendo encabeçada pela Nestlé com o intuito de ressignificar a palavra “lixo” para que as pessoas entendam que tudo o que é descartado ainda está dentro da cadeia de valor e pode se transformar em fonte de renda para muitas famílias.

Para encerrar o contexto ambiental, Fonseca lembrou que o setor de transportes é responsável por 20% de todas as emissões anuais de gases do efeito estufa, mas que as empresas podem pensar em alternativas explorando processos de eficiência logística e apostando em estratégias de gestão de frotas, manutenção preventiva e inteligência artificial.

Social

Desmistificando o conceito de que o investimento em qualidade de vida é custo, Jorge declarou que a aposta em projetos sociais significa mais lucro para as empresas pela geração de riquezas de forma democrática, onde todos os stakeholders se beneficiam. “A consciência é o primeiro passo para que todos possamos desenvolver essa visão estratégica. Somos aprendizes nessa agenda, que não é para amadores”, comentou. Dentro da Kenvue, por exemplo, Agnes reforça que as lideranças abraçaram a missão de investir em qualidade de vida. “Nossa estratégia é promover pessoas mais saudáveis em um planeta mais saudável”, disse.

Exemplificando o poder do foco no desenvolvimento pessoal por meio do esporte, Featherstone apresentou um projeto que trouxe o cricket para o Brasil e já reúne mais de 7 mil pessoas que não tinham um direcionamento à atividade física e hoje se tornaram atletas. “O esporte pode mudar a vida de muita gente”, finalizou.

Governança

“Na Ypê/Química Amparo abraçamos a governança pensando na sustentabilidade da empresa no longo prazo, em rentabilidade, crescimento, preservação do fluxo de caixa e retorno”, disse Waldir Beira Junior enfatizando que é isso que mantém a empresa viva e que, inclusive, é por meio da governança que os sucessores são preparados.

Indo na mesma linha de pensamento, Dessimoni comentou sobre a importância da estruturação das empresas através da criação de conselhos e comitês, o que coloca os negócios em outro patamar de compliance.

Paralelamente, Faria iniciou sua apresentação com uma frase de Olímpio Matarazzo, sócio da Pátria Investimentos, que diz “no futuro, as empresas não serão avaliadas pelo seu resultado financeiro, mas sim pelo impacto que geram”. Para ele, é preciso unicidade no time, ou seja, todos devem ter em mente os propósitos da companhia para que a evolução positiva aconteça. “Não adianta ter um Michael Jordan se não tiver um time inteiro de basquete para o jogo”, declarou.

Encerrando o painel, Severini, presidente da ABAD, falou sobre respeito ao próximo como fator motivador de mudança. “Cidadania e respeito ao próximo são as palavras de impacto. Pensando dessa forma, conseguiremos conquistar todos os pilares do conceito ESG. Com o tempo percebemos que precisamos de um propósito para a construção de um legado. Temos muito o que aprender, mas com esses novos hábitos só temos a ganhar tanto no pessoal quanto no profissional”, disse para encerrar as apresentações.

Uma resposta

  1. Foi um prazer e uma honra participar de um evento tão relevante e que trouxe temas tão importantes para nossa sociedade. Conte com a Kenvue para continuarmos a avançar em ESG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: