A Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) definiu as datas da etapa regional do Concurso Ler Bem 2021, que correspondem às semifinais e estão marcadas para ocorrer de 23 a 30 de agosto. Com o encerramento da fase municipal, a próxima etapa será realizada unicamente por meio virtual em função dos cuidados quanto à pandemia do novo coronavírus.
Os candidatos selecionados irão participar direto dos seus respectivos municípios e, assim como no ano passado, no auditório da Aspa será montada toda a estrutura necessária para a transmissão ao vivo pelo canal da entidade no Youtube. “Estamos empenhados para repetir o sucesso do formato virtual realizado em 2020, mais uma vez com o imensurável apoio das secretarias municipais de Educação, professores e gestores escolares, que estão engajados conosco desde o início do processo”, ressalta a diretora executiva da Aspa e coordenadora do projeto, Nélia Azevedo.
O concurso envolve estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental, com até 10 anos de idade, matriculados na rede pública municipal de ensino. Neste ano foram inscritas 122 cidades de todas as regiões de Pernambuco, com a participação de 29.280 alunos e 1.464 escolas. Nas seletivas municipais foi escolhido o melhor leitor entre vários candidatos para representar nas semifinais o seu respectivo município. Cada estudante selecionado recebeu da Aspa um tablet como prêmio.
No concurso as crianças são classificadas de acordo com o desempenho na leitura de textos de livros da literatura infanto-juvenil, onde os avaliadores observam os critérios de espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação.
“O Concurso Ler Bem tem o desafio de fazer com que os estudantes olhem a leitura como um momento deleite, observando os textos com atenção, reflexão e espírito crítico, possibilitando também a capacidade de pensar”, diz Elizangela Conceição Lourenço, assessora Chefe de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação da Lagoa dos Gatos, município do Agreste pernambucano.
De acordo com ela, o hábito de ler exerce papel essencial na vida das pessoas. “Muitos têm na leitura a grande responsável pela obtenção de informações em várias áreas do conhecimento, bem como uma fonte de entretenimento. E tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, engraçados e complicados. Possibilitam vivenciar situações e dilemas que nunca poderiam ser imaginados ou encontrados, ajudando-nos a sonhar e pensar”, diz Elizangela, que também é coordenadora Municipal do Programa Criança Alfabetizada.
Ela ressalta ainda que a equipe do Concurso Ler Bem tem sido extremamente criteriosa quanto à seleção dos títulos, exaltando enredos regionais, a exemplo do livro “A Batalha dos Mamulengos”, de Rubem Rocha Filho, e clássicos da literatura mundial, como “O Menino do Dedo Verde”, de Maurice Druon, aproveitando todas as experiências culturais e sociais para então fazer com que a criança compreenda o mundo em sua volta. “Agradecemos à Aspa por proporcionar esta liberdade às crianças, estimulando-as à leitura de bons livros e por assim contribuir para a formação de uma sociedade leitora e consciente”, pontua Elizangela.
Para o presidente da Aspa, José Luiz Torres, o hábito da leitura permite às crianças desenvolverem habilidades de compreensão, adquirindo maior enriquecimento cultural, intelectual e social para assim poderem produzir, expressar e comunicar suas ideias com mais facilidade. “O Concurso Ler Bem oportuniza aos estudantes o acervo de diversas obras literárias de variados autores, buscando sempre ampliar o conhecimento e a capacidade criativa das crianças. Trata-se de um projeto que enaltece a nossa responsabilidade com a educação de base em nosso Estado”, diz Torres.
*Com dados da assessoria de imprensa da ASPA