ASPA Live destaca a importância da automação fiscal e tributária

Um ambiente de negócios cada vez mais digital para otimizar os processos das organizações com menos intervenção humana é a proposta da Dootax, startup que tem como foco descomplicar as rotinas fiscais das empresas com o uso da automação. Para tratar do assunto e apresentar soluções tecnológicas inovadoras, a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) realizou uma live no seu canal no Youtube, no dia 17 de junho, com os consultores da Dootax, Paulo Brancaglion (Líder Inside Sales) e Eder Pélus (Gestor de Canais).

A automação da área fiscal é uma necessidade cada vez maior para as empresas, tendo em vista o complicado sistema tributário brasileiro. “Com a utilização estratégica de uma solução digital adequada toda a complexidade existente pode ser consideravelmente reduzida. Com isso, aumenta-se a eficiência do departamento fiscal, que passa a contar com procedimentos automatizados, obtendo assim rapidez em todos os processos internos”, afirmou Brancaglion.

O executivo explicou que a Dootax atua na simplificação das tarefas manuais, burocráticas e repetitivas, podendo ser uma forte aliada no aumento da produtividade das empresas do setor atacadista e distribuidor. “Para quem trabalha no departamento fiscal é muito atrativo e vantajoso simplificar a rotina dos processos, já que com soluções ideais é possível economizar inúmeras horas de trabalho, minimizar falhas humanas e gerar mais segurança para toda a empresa”, disse Brancaglion.

Dentre as soluções apresentadas, o consultor Eder Pélus destacou o DOODoc, software que faz a emissão e o pagamento das guias tributárias de modo totalmente automático. Segundo ele, uma das principais vantagens da ferramenta é a agilidade na emissão de guias e a redução de custos. “A emissão manual exige muitas etapas, participação de diversas áreas da empresa e muitas pessoas envolvidas. Por meio da nossa plataforma teremos processos muito mais enxutos e seguros”.

Pélus detalhou como funciona a ferramenta, fez simulações e disse que o sistema é extremamente prático e simples de ser utilizado. “A ideia é eliminar tarefas repetitivas e reduzir as chances de erros humanos que podem, inclusive, gerar guias em duplicidade, guias perdidas e até mesmo juros e multas”. O consultor deixou claro, contudo, que a estrutura contábil das empresas e a Dootax podem trabalhar de forma integrada.

Para o executivo, é importante investir em soluções ágeis e confiáveis para viabilizar tanto a sobrevivência como a remodelação dos negócios. “As plataformas digitais são capazes de gerar benefícios valiosos para as empresas em meio ao processo de reconstrução e ganho de competitividade. O engajamento na tecnologia é uma forma de se diferenciar no mercado”, ressaltou Pélus.

“As soluções tecnológicas nos permitem obter segurança, agilidade, assertividade e produtividade nas diferentes áreas do nosso setor, inclusive numa área tão delicada como a que envolve o pagamento de tributos. É importante, portanto, que possamos conhecer as ferramentas hoje disponíveis no mercado, já que a transformação digital ganha cada vez mais protagonismo e vem sendo debatida nos diversos setores da cadeia de abastecimento”, pontuou o presidente da Aspa, José Luiz Torres.

Reveja a live:

*Com dados da Assessoria de Imprensa da ASPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: