Atacadistas e distribuidores de Mato Grosso capacitam sucessores

Com o intuito de preparar com antecedência as próximas gerações para assumir o comando das empresas atacadistas e distribuidoras, a Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso (SINCAD-MT) têm investido nesse projeto. Atualmente, um grupo de 20 jovens e sucessores, filhos de associados, se reúne mensalmente para discutir questões comuns, participar de palestras e capacitações, e dar andamento às ações no Estado.

No dia 12 de julho, o grupo fez visitas técnicas em grandes atacados de Anápolis (GO), como Rio Vermelho e Armazém Goiás, para conhecer realidades diferentes do setor. Em Goiânia, também visitaram a Máxima Sistemas, uma das maiores empresas desenvolvedoras de soluções móveis para o atacado distribuidor. 

“O setor cresce gradativamente e de forma consolidada em Mato Grosso. Hoje somamos mais de 100 empresas associadas e buscamos a união entre todos. Portanto, é fundamental investirmos em nossos jovens para sucederem os negócios”, destacou o presidente da AMAD, João Carlos Sborchia.  

Visita técnica à Rio Vermelho

Segundo o presidente do SINCAD-MT, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli, quanto mais os jovens forem preparados, menos dificuldades encontrarão para desenvolver as funções nas empresas. “É um dos grandes desafios que temos pela frente, mas estamos felizes com a evolução do projeto no Estado”, completa.  

Em Goiás, os jovens sucessores fizeram visitas técnicas nas empresas com a finalidade de aprender, de ampliar os horizontes, conhecer e entender como funciona um grande atacado e distribuidor de alimentos, principalmente na questão de logística, que ainda é um gargalo em Mato Grosso. “Foi uma grande lição e aprendizado para todos”, disse o executivo da AMAD e do SINCAD/MT, Marcos Taveira, que acompanhou os jovens nas visitas.  

Pesquisas indicam que ainda é pouca expressiva a quantidade de empresas que de fato colocam em prática a preparação para a sucessão. Especialistas apontam que essa tendência vem se fortalecendo nos últimos 10 anos e é bastante positiva para os negócios.  

Uma das líderes do grupo de jovens e sucessores da AMAD e do SINCAD/MT, Mariane Gomes, 28, da Distribuidora Fortaleza, diz que sempre participou da rotina da empresa com os pais, em Várzea Grande. “Tentei a carreira acadêmica de enfermagem, mas depois optei por me dedicar ao negócio da família. Quero continuar crescendo na empresa e me preparar cada vez mais para suceder os meus pais”, completa. Hoje ela trabalha no departamento financeiro, mas transita bem por todos os setores da empresa.  

Para o administrador Avelino Bove Capitão, 30, do grupo ABC Atacado, de Barra do Garças, ainda existe um conflito de gerações que deve ser harmonizado para ser possível a construção de um novo modelo de gestão. Ele trabalha na empresa há 12 anos, mas desde criança gostava de acompanhar o pai nas viagens para entender dos negócios.  

* Com informações da assessora de imprensa da AMAD, Luciane Mildenberger

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: