A exemplo da entidade nacional, as filiadas da ABAD estão se movimentando para fazer com que os principais pleitos do setor estejam na pauta dos novos representantes do Legislativo e do Executivo, que iniciarão seus mandatos a partir de 2019. Seja em visitas, encontros ou audiências, os presidentes de filiadas estão assumindo o protagonismo e defendendo as causas do setor.
Nesta quinta-feira (22), o presidente da Associação de Distribuidores e Atacadistas do Estado do Tocantins (ADAT), Luiz Cláudio Ceolin Tose se reuniu com o futuro presidente da entidade e também governador eleito pelo Estado do Tocantins, Osires Damaso, para entregar, juntamente com a diretoria, as demandas do setor atacadista e distribuidor. A reunião, segundo Tose, foi bastante produtiva. “Saímos com a certeza que teremos um governo que escutará as demandas do setor”, disse.
Entre os dias 20 e 21 de novembro, o presidente da Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses (ADAC), Valmir Muller, o diretor executivo José Roberto Schmitt e o assessor jurídico dr. Lucas Rosseto visitaram dois deputados federais que farão parte da nova Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo a partir de 2019, no Congresso Nacional. Eles estiveram nos gabinetes dos deputados Carlos (Carlinhos) Chiodini e Darci de Matos. Ambos já têm histórico de apoio às causas do setor.
O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo, Idalberto Luiz Moro, recebeu no dia 20 de novembro, o governador eleito pelo estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o economista Mailson da Nóbrega na solenidade de comemoração do Dia do Atacadista, que acontece na sede da entidade.
Ao lado de outras lideranças empresariais do estado de Pernambuco, o presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), José Luiz Torres, participou de Audiência Pública para discutir projetos de leis no âmbito tributário estadual, enviados pelo poder executivo à Assembleia Legislativa de Pernambuco. A Nota Fiscal Solidária (PL nº 2093/2018) e a redução da alíquota do ICMS do diesel de 18% para 16% (PL nº 2093/2018) integram o conjunto de medidas encaminhado à assembleia.
*Com informações das assessorias de imprensa das filiadas