As filiadas estaduais de São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro estão encabeçando movimentos para solucionar problemas de associados e parceiros ocasionados em virtude da pandemia. Ao longo das últimas semanas, elas têm promovido uma série de encontros virtuais reunindo executivos e presidentes das demais filiadas, líderes regionais da ABAD, especialistas e outras entidades para discutir temas como acesso às linhas de crédito, questões jurídicas, protocolos de reabertura e planos de ação específicos.
A Associação dos Distribuidores e Atacadistas de Prod. Ind. do Estado de São Paulo – ADASP, presidida por Sandoval de Araújo, realiza semanalmente o Fórum Interestadual de Debates do setor Atacadista Distribuidor sob o comando do advogado José Damasceno Sampaio. O encontro, que já teve a participação do presidente Emerson Destro, tem debatido as linhas de crédito disponibilizadas pelo governo às pequenas empresas, como o Pronampe (VEJA reportagem nesta edição do ABADNEWS). Recentemente, o diretor do Sebrae, Bruno Quick participou do encontro e apresentou o programa de acesso ao crédito coordenado pela instituição. O encontro da ADASP acontece sempre às segundas-feiras, 16h, e é aberto aos presidentes e executivos de filiadas estaduais da ABAD, além de associados.
Na Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA, presidida por José Luiz Torres, além do debate sobre o acesso ao crédito, há discussões também sobre a retomada das atividades e sobre o futuro dos negócios. Na quarta-feira, dia 10, aconteceu a live “A importância do BNB para a disponibilização de crédito ao comércio”, com as participações de Écio Costa, Phd em economia e professor da Universidade Federal de Pernambuco, e Pedro Ermírio, superintendente do Banco do Nordeste em PE. CLIQUE AQUI para rever.
A Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado do Rio de Janeiro – ADERJ, presidida por Joilson Maciel Barcelos Filho, tem realizado encontros periódicos para discutir a situação de bares e restaurantes e buscar soluções viáveis para minimizar os problemas enfrentados com a pandemia. O foodservice é um canal de vendas importante para o setor atacadista e distribuidor. A crise enfrentada por bares e restaurantes devido às medidas de restrição e isolamento na pandemia acaba se refletindo nas empresas do setor atacadista e distribuidor que atuam com esse ramo.