PDCA Aspa traz perfil do novo profissional de vendas

Com clientes cada dia mais bem informados e exigentes, e diante de um cenário que impõe distanciamento social e evidencia novos canais de compra, os vendedores do setor atacadista distribuidor têm buscado adequações para manter em alta as vendas ao mercado varejista. O perfil desse novo profissional de vendas foi tema do PDCA online, Programa de Desenvolvimento e Capacitação da Aspa – Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, transmitido no dia 18 de julho, com palestra da consultora Mônica Leão.

“O profissional de vendas tem que ser ainda mais dinâmico e atuar mais do que nunca como um consultor. Deve ter uma boa capacidade de relacionamento, conhecer bem o produto que vende e, mais que isso, apresentar soluções à loja, especialmente quando se trata do pequeno varejo de gestão familiar, que comumente carece de orientação”, enfatizou a palestrante.

De acordo com Mônica Leão, o mundo está passando por uma aceleração extrema em termos de mudanças no comportamento humano, o que se traduz também para o ambiente de negócios. “As vendas pela internet e os serviços de delivery, por exemplo, embora não sejam nenhuma novidade foram impulsionados nos últimos meses com as medidas de isolamento social. Por isso, mais do que vender, o importante é entregar assessoria ao varejista, fornecendo dados sobre o mercado e informações para uma melhor experiência do shopper dentro da loja”, ressaltou.

Mônica Leão acentuou que as equipes de vendas e de promotores do segmento de atacado e distribuição têm que ficar atentas a ações que se promovem no varejo, como, por exemplo, a colocação de display, já que esse dispositivo tem datas para entrar e sair, sob o risco de virar apenas uma paisagem no PDV. “Ter cuidados desse tipo é uma demonstração de que vendedores e promotores se preocupam com a loja e com o consumidor. Isso é oferecer valor agregado, pois a boa assistência transmite segurança e credibilidade”. A consultora também salientou fatores como a linguagem corporal e verbal no atendimento – mesmo que o contato com o comprador seja por meio virtual – e a importância da inteligência emocional para fechar bons negócios e fidelizar clientes.

*Com dados da assessoria de imprensa da ASPA

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