O Presidente da Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (ADERJ), Joilson Maciel Barcelos Filho, esteve presente na segunda edição do “Coalizão Rio”, que reuniu empresários e autoridades em busca de soluções para fortalecer a economia do Rio de Janeiro na manhã da última sexta-feira, 5 de março, no Hotel Fairmont em Copacabana.
Luís Cláudio Souza Leão, organizador do evento e Presidente do Clube Empreendedor, celebrou o encontro com otimismo e visa que o Rio de Janeiro tem muito a crescer nos próximos meses, com atrações de novos investimentos para o Estado e a revitalização do Mercado São Sebastião.
“Gostaria de agradecer publicamente ao apoio da ADERJ e do Presidente Joilson Barcelos, que foi fundamental para a realização desse evento. Agradecemos profundamente a parceria com a ADERJ para o crescimento do Rio!” afirmou Luís Cláudio.
O Presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, foi aplaudido pelos convidados quando, em sua fala, cobrou do Prefeito e do Secretário um diálogo entre os empresários e as autoridades antes da tomada de decisões de grande impacto para o setor produtivo.
O Presidente da ADERJ, Joilson Maciel Barcelos Filho, comentou sobre a importância de eventos como o Coalizão Rio. Em seu discurso, Joilson falou sobre os novos incentivos fiscais do Estado, que estão fazendo a economia avançar estrategicamente.
Marcado pela troca de experiências e valorização do Estado, que pretende voltar a crescer e gerar empregos após a pandemia, o evento contou com a palestra do CEO do Projeto Custo Brasil, da Secretaria Especial do Ministério da Economia, Jorge Lima, que abordou em sua palestra dezenas de ações que o Governo Federal tem em andamento com a intenção de reduzir o peso que os empreendedores nacionais têm de carregar para manter seus negócios em atividade no Brasil.
A segunda palestra do evento foi com o Secretário Estadual de Transporte, Delmo Pinho, que apresentou os projetos de concessão de rodovias e ferrovias que ligarão o Rio de Janeiro a estados vizinhos. Segundo ele, o Rio será o Estado com maior percentual de estradas federais em regime de concessão pelos próximos três anos.
A segunda edição do Coalizão Rio contou com a presença de líderes empresariais e políticos de grande peso como o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo Estadual, Nicola Miccione, representando o Governador em exercício, Cláudio Castro; o Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Desburocratização da Cidade do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, representando o Prefeito Eduardo Paes; o senador Carlos Portinho; os deputados Hugo Leal, Otávio Leite e Paulo Ganime; além da Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Angela Costa, o Jornalista Ricardo Amaral, entre muitos outros.
Ajustes no ICMS
O Presidente da ADERJ, Joílson Maciel Barcelos Filho reuniu-se na quarta-feira (3) com o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Piunti, e com representantes da Secretaria de Fazenda, para debater propostas de aprimoramento do Programa de Fomento ao Comércio Atacadista e Centrais de Distribuição (RioLog).
Com o novo regime tributário, que reduz de 20% para 12% a alíquota de ICMS para operações no estado, o governador em exercício Claudio Castro espera estimular o setor, aumentar a competitividade do Rio e atrair empresas para a geração de empregos no estado.
Joilson Barcelos e a Superintendente Executiva da entidade, Ana Cristina Cerqueira, se comprometeram a apresentar, em uma próxima reunião, estudos que irão nortear todos os ajustes solicitados pela entidade.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Aderj