Programa da ASPA discute logística 4.0 voltada ao setor

Nos últimos anos, cada vez mais a área de logística no segmento atacadista distribuidor brasileiro tem exigido das empresas alta conectividade entre os sistemas de movimentação de cargas e máxima automatização para o aumento da produtividade e redução de erros nas operações. Para explorar o assunto, o consultor Leonardo Lima – Co-Founder da GTI Plug – ministrou palestra online no Programa de Desenvolvimento e Capacitação da Aspa (PDCA), realizado no dia 22 de maio, sobre o tema “Logística 4.0 e como ela pode impactar sua empresa”.

Com transmissão pelo canal da Aspa no Youtube, o palestrante explicou que o foco da Logística 4.0 é utilizar a tecnologia como a maior aliada no crescimento organizacional e no cumprimento dos objetivos da empresa, contribuindo para o ganho de eficiência operacional. “É um modelo de atuação que incorpora fenômenos tecnológicos – como a Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial – e que surgiu na toada da indústria 4.0”, explicou.

De acordo com o consultor – que é especialista nas áreas de inovação, tecnologia e empreendedorismo – a prática se baseia na aplicação dos novos recursos tecnológicos hoje disponíveis, cuja finalidade é diminuir perdas; aumentar a segurança dos processos e viabilizar a desburocratização, entre outras vantagens, visando aprimorar as operações logísticas para obter mais velocidade e redução de custos desde o recebimento das mercadorias até a entrega ao cliente.

“Para que o atacadista distribuidor alcance resultados melhores na operacionalidade logística é necessário contar com um bom planejamento estratégico e com ferramentas e tecnologias que contribuam para proporcionar um melhor controle de todos os procedimentos. Vale salientar, contudo, que é necessário promover a capacitação dos colaboradores e até mesmo uma mudança cultural corporativa para que a empresa se adapte às mudanças tecnológicas aplicadas”, ressaltou Leonardo Lima.

Segundo o consultor, a Logística 4.0 representa uma nova fase em que a logística é superconectada e automatizada e sua aplicação gera um diferencial competitivo para as empresas. “Com as ferramentas adequadas é possível evitar desperdícios, promover prazos menores de entrega e obter otimização de espaços e de custos de estocagem, gerando assim ganhos de produtividade com repercussão positiva no faturamento da empresa”.

Leonardo Lima ressaltou que a Logística 4.0 pode ser vista como uma forma de integração entre os processos de recebimento da mercadoria; movimentação das cargas; armazenagem; separação e transporte, tudo feito de modo mais rápido e seguro, possibilitando acertos no compartilhamento de itens e de informações que são indispensáveis para uma operação eficiente.

Ele apresentou alguns sistemas tecnológicos avançados que podem ser aplicados nas operações de um Centro de Distribuição, e que se enquadram no conceito de Logística 4.0, e disse que com a adoção dessas ferramentas os gestores de logística terão uma visão muito mais abrangente do negócio e serão capazes de tomar decisões mais ágeis e assertivas.

*Com informações da assessoria de imprensa da Aspa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: