Sinca PR e Newbasca promovem evento sobre vendas no canal digital

Atacadistas, distribuidores e agentes do canal indireto puderam conhecer um pouco mais sobre a venda no canal digital durante evento on-line promovido pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR), por meio do Grupo Sinca Jovem, coordenado pelo diretor do Sinca PR Hamilton Rodrigues. A ação foi realizada em parceria com a Agência Newbasca, nos dias 23 e 26 de agosto.

Com transmissão ao vivo, a shopper centric, Tatiana Thomaz e a consultora e professora da ESPM, Tania Miné, foram palestrantes do encontro. Essa é a segunda vez que as consultoras participam de um debate promovido pelo Sinca e pela Newbasca. “Em abril demos o pontapé inicial para uma parceria entre a Newbasca e as filiadas da Abad. Outras iniciativas no mesmo formato foram replicadas em outras filiadas, o que para nós é motivo de orgulho”, enfatizou o presidente do Sinca PR, Paulo Hermínio Pennacchi.

Pennacchi lembrou que a venda no canal digital tem sido amplamente debatida em outras frentes lideradas pela Abad, como o Comitê do Marketplace, o qual deu origem ao marketplace Abastecebem.com.br, desenhado pela Associação em parceria com a Infracommerce. De acordo com ele, será mais um canal digital para impulsionar o trabalho dos atacadistas e distribuidores do país.

Primeiro dia

A shopper centric Tatiana Thomaz comandou os debates no dia 23 de agosto, focados na venda do canal digital. “O que a gente falava antes da pandemia, que era uma tendência de digitalização, hoje é uma realidade. Uma realidade que vai permear o futuro do atacado e do mundo”, comentou.

Ela abordou sobre aspectos voltados ao novo escopo dos vendedores, e os desafios desse ambiente de vendas, como navegabilidade, personalização, mapeamento do canal. “Não pode simplesmente ser mais um canal, precisa ter uma estratégica clara e venha agregar valor e incremento de vendas para a sua empresa”, salientou a especialista.

O painel também contou com o case apresentado pelo head do canal digital do Grupo Vila Nova, Fernando Inácio. “Precisamos muito desse vendedor e representante comercial 4.0. O papel deles é de extrema importância nesses novos canais. Eles precisam olhar como uma oportunidade do que uma ameaça, pois esse novo ou novos canais de venda são aliados desses profissionais. Acredito que esse novo mercado é um futuro muito promissor para o nosso segmento”, descreveu.

Assista o CONTEÚDO COMPLETO.

 Segundo dia

A consultora e professora da ESPM, Tania Miné, iniciou os trabalhos do dia 26 de agosto. Ela comentou sobre o calendário de incentivos e concursos feitos ao longo do ano para vendedores e representantes comerciais e, também, campanhas da indústria. “Essas campanhas de incentivo normalmente tem uma meta desafiadora, e são importantes para integrar os canais nesse momento”, apontou.

As novas regras para campanhas de incentivos também foram abordadas durante o encontro virtual. O tema foi destrinchado pelo consultor e advogado, José Maria Nardeli, da Promosorte, que trouxe aspectos da legislação, além de abordar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “A lei promocional é uma lei de sorte, não é livre e você precisa de uma autorização legal. Temos uma lei promocional muito boa em vigor, com modalidade especificas para fazer sua promoção e cuidados básicos para executá-la. Fazer promoções deve ser corriqueiro, fluir junto com o planejamento de vendas”, explanou.

Quanto à LGPD o consultor e advogado foi categórico: é uma proteção para as empresas e para as pessoas físicas. “A LGPD foi inspirada na lei europeia. São um conjunto de prerrogativas para quem quer formar cadastro de consumidores ou de mão de obra associada. Ela tem dois grandes pilares: o consentimento inequívoco de participar desse determinado banco de dados e, por consequência, exige o conhecimento pleno do que você fará com essas informações. As alterações legais, temos que interpretá-las e incorporá-las no dia a dia das empresas”, refletiu.

Assista o conteúdo completo aqui. (https://www.youtube.com/watch?v=n3gRZBem-Gc)

Os encontros também contaram com a participação do CEO da Agência Newbasca, José Roberto Rodrigues. A Serasa Experian apoiou o evento.

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