Sinca PR realiza 1º Encontro de Jovens e Sucessores Paranaenses

Com o tema “A governança corporativa nas empresas familiares e sua relevância nos processos sucessórios empresariais”, o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR) realizou o 1º Encontro de Jovens e Sucessores Paranaenses, no dia 9 de dezembro. O evento reuniu, via Zoom, aproximadamente 65 pessoas, e foi ministrado pelo advogado e sócio-fundador da Cabanellos Advocacia, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, contando com a participação do presidente do Sinca PR, Paulo Hermínio Pennacchi.

O encontro oficializou os trabalhos do Sinca Jovem – grupo de jovens lideranças do segmento atacadista e distribuidor, que promove ações e eventos direcionados sobre sucessão, empreendedorismo, liderança, entre outros. “O tema escolhido para o evento é bem complexo, pois todas as empresas terão que passar por sucessões e isso não pode ser ignorado. Diante de um cenário tão competitivo e difícil no aspecto jurídico e tributário brasileiro, se nós não nos atentarmos a isso, as chances de correr riscos ao invés de assumir riscos é absurdamente maior”, pontuou o diretor do Sinca PR e líder do Sinca Jovem, Hamilton Rodrigues.

O Sinca Jovem foi criado nos mesmos moldes do Grupo Abad Jovens e Sucessores (Gajs). O presidente do Gajs, Juscelino Franklin de Freitas Junior, também foi convidado para o encontro e falou sobre esse trabalho criado em 2006, que tem reverberado a nível nacional e, agora, sendo multiplicado nas filiadas da Abad – caso do Sinca PR, fortalecendo os debates sobre gestão, liderança, inovação e, também, sucessão. “O Hamilton integra o Gajs como líder do nosso estado e, inclusive, acaba de ser eleito como conselheiro do grupo para o biênio 2021-2022. Ele já vem trabalhando para fortalecer o Sinca Jovem, convidando lideranças paranaenses para que participem das atividades, levantando temas pertinentes e relevantes também para este novo momento das empresas atacadistas e distribuidoras. Essa reinvenção necessária para as nossas atividades, que certamente os jovens líderes têm muito a oferecer e a agregar, seja numa visão de novas tecnologias e até numa oxigenação da gestão dentro das empresas”, enfatizou o presidente do Sinca PR, Paulo Hermínio Pennacchi.

Palestra

O palestrante abordou conceitos da governança corporativa; protocolos familiares dentro das corporações; acordos entre sócios; relevância de Conselhos de família, perpetuação de negócios familiares, entre outros. Ele também compartilhou uma pesquisa sobre processos sucessórios nas empresas. “Mais de 90% das empresas brasileiras são de propriedade familiar, das quais mais de 70% sequer pensaram em planejar a sucessão dos cargos diretivos; o ingresso dos herdeiros ou a profissionalização da sua organização. O objetivo desse encontro é chamar a atenção para os benefícios da adoção de mecanismos de governança corporativa, criação de planos de sucessão, com a adoção de instrumentos jurídicos seguros, e que permitam menor atrito e menor custo às famílias empresárias, além de conscientizar para a relevância das boas práticas de governança corporativa e apresentar os instrumentos jurídicos adequados para o planejamento sucessório empresarial”, pontuou Luiz Henrique Cabanellos Schuh.

Ao fim do encontro, o presidente do Sinca PR agradeceu a parceria com a Cabanellos Advocacia. “O Hamilton foi muito feliz em escolher esse tema. Com certeza iniciamos as atividades do Sinca Jovem com o pé direito. Um agradecimento especial à Cabanellos Advocacia, que é nossa associada, e tem sido uma grande parceira este ano, nos eventos que realizamos de forma remota, sempre precisa em suas explanações e compartilhando seus conhecimentos conosco”, concluiu Pennacchi.

Para fazer parte do Sinca Jovem, basta entrar em contato pelo e-mail sincapr@sincapr.com.br ou pelo telefone (41) 3225-2526.

*Com informações da assessoria de imprensa da Sinca PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: