O Singaro – Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia e outras entidades representativas do setor produtivo se reuniram com o Governo do Estado de Rondônia nesta quinta-feira (14) para acompanhar o anúncio do novo decreto que entra em vigor no dia 15 de maio, com as novas medidas a serem adotadas em razão do enfrentamento da situação de emergência provocada pela pandemia do novo coronáviros.
A entidade tem participou ativamente de diversas reuniões junto ao governo para a elaboração do novo decreto, sugerindo medidas para minimizar os efeitos da crise e buscar soluções que reduzam os impactos no comércio, tais como flexibilização das regras e grupo de atividades consideradas essenciais, resguardando as medidas de proteção à saúde da população.
O plano de ação de combate ao coronavírus chamado “Todos por Rondônia”, sofreu alterações que foram definidas em reuniões realizadas nos últimos dias entre setores do governo, prefeitura, Assembleia Legislativa e representantes do comércio. Em entrevista coletiva realizada na tarde de quarta-feira (13), o governador Marcos Rocha informou que algumas atividades comerciais, como óticas e lojas de produtos agrícolas, entraram na lista de serviços essenciais.
Também ficou decidido que setores do comércio identificados como não essenciais podem permanecer funcionando, mas apenas pelo sistema de tele-entrega ou drive thru.
Ainda de acordo com o governo, Porto Velho será a primeira cidade a implantar a fase 1 do plano de ação, que prevê um distanciamento social ampliado.