A transformação digital é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Para o atacado distribuidor trata-se de um caminho a ser percorrido para garantir competitividade e acompanhar as constantes mudanças notadas no comportamento dos consumidores. Pensando nisso, o Sinca PR reuniu associados e interessados nos temas para ouvir a TOTVs em workshop na sede da entidade, em Curitiba (PR), no dia 15 de outubro.
De acordo com o diretor executivo do Sinca PR, Marco Carsten, as empresas têm buscado soluções para serem cada vez mais competitivas. “Pensamos na necessidade das empresas em buscar na tecnologia formas mais eficientes de produtividade e redução de custos. A TOTVs é uma grande parceira da nossa Central de Negócios e também da ABAD, por isso, a convidamos para compartilhar sua expertise com nossos associados com as empresas do segmento interessadas em dar um passo a frente”, comentou.
O CEO da TOTVS da Regional de Curitiba, Marcio Viana, participou do evento e comentou a atuação da empresa, que conta com 30 mil clientes. “A nossa ideia com os workshops é poder apresentar o que temos visto de novo lá fora, tanto no que diz respeito à tecnologia quanto no que pode auxiliar o crescimento das empresas que buscam inovação e transformação”, pontuou.
Workshop
Com o tema “Transformação Digital: você já fez a sua?”, o gerente de Marketing da TOTVS, Alexandre Conte, traçou um panorama de sua vida pessoal com a corporativa. Ele se considera um agente de transformação digital disposto a fazer com que seus clientes pensassem fora da caixa. “A tecnologia é importante, mas se não tiver pessoas engajadas ela não será eficiente. Por tanto, é importante mudar a estrutura, os processos, a cultura e a forma como as pessoas se relacionam. Isso gera três impactos: na relação dos consumidores, nos processos e nos modelos de negócio. O digital vai impactar nos negócios de uma maneira que todos serão forçados a mudar. Por isso quero estar na frente, ser um agente de transformação”, concluiu em sua fala.
O tema Poder da Inovação Incremental foi apresentado pelo executivo de Soluções e Negócios na TOTVS, Cássio Rebinski Lima. Ele destacou o trabalho realizado pela Exago, empresa portuguesa de gestão de ideias responsável pela transformação digital dentro das corporações. De acordo com ele, tanto sociedade quanto tecnologia mudaram ao longo dos anos. “Apenas 2% das empresas hoje estão preparadas para uma indústria 4.0 no Brasil. Nos Estados Unidos isso está em torno de 50%. Os princípios sobre gestão de inovação estão estritamente ligados a realização de valor, sendo ele financeiro ou não; líderes focados no futuro com uma direção estratégica; cultura; explorar insights e gerir incertezas”, comentou.
Já “O Impacto da Tecnologia nas Operações Logísticas” ficou a cargo da arquiteta de soluções na TOTVS, Kamilla Alves Pereira Cavalari. Atuando há mais de oito anos em Gestão de Negócios e ERPs, com experiência em projetos e implantação, além de consultora de Melhores Práticas em clientes de diversos segmentos, ela fomenta soluções tecnológicas para a cadeia de distribuição e varejo. “A nossa pegada é levar informações de como essas tecnologias auxiliam nas operações logísticas, como o propósito da empresa é importante nesse processo. Com base nisso, também apresentamos algumas ferramentas da TOTVS voltadas para o segmento, além de cases de sucesso, com empresas que já utilizam esses sistemas e obtiveram resultados”, disse.