Dados recentes da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) mostram que o consumidor brasileiro segue com alta utilização do cartão para as compras do dia a dia. O relatório, divulgado em fevereiro, aponta que as compras realizadas com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram 10,1% em 2023, atingindo R$ 3,73 trilhões.
Interessante observar que no comparativo entre as modalidades, o cartão de crédito se destaca, sendo responsável por 64,4% do total e assumindo o posto de principal meio de pagamento para compras e consumo entre os brasileiros. Na sequência vem o cartão de débito (26,9%) e depois o pré-pago (8,6%).
O relatório, mostra, também, que os brasileiros fazem, em média, 115 milhões de pagamentos por dia e que a forma de pagar por aproximação tem boa adesão, já que, a cada hora, 2 milhões de pagamentos foram feitos assim no país, crescimento de 70,1% no comparativo com o ano anterior. Esse desempenho positivo está prioritariamente atrelado a benefícios como agilidade, conveniência e segurança.
Movimento Parcelo Sim
Reconhecendo a importância do pagamento com cartão de crédito e do parcelamento para o consumo do brasileiro, a ABAD apoia o Movimento Parcelo Sim!, ação que surgiu quando instituições financeiras, baseadas na ideia de que a modalidade estimula a inadimplência, tentaram limitar o pagamento parcelado sem juros no cartão de crédito, possibilidade que ajuda a movimentar o mercado, aumentando o número de vendas e agindo como uma espécie de concessão de crédito.
O manifesto, bem como a petição que já conta com mais de 1 milhão de assinaturas, está disponível no portal www.parcelosim.com.br.