Receita do varejo alimentar tem crescimento de 8,8% em 2024, segundo Mtrix

Segundo estudo recentemente divulgado pela Mtrix, o varejo alimentar apresentou crescimento de 8,8% em receita e de 4,9% em volume em 2024 no comparativo com o ano anterior. O documento revela, também, que o número total de PDVs cresceu 3,4%, passando de 359.812 para 371.964 lojas. 

Além disso, é interessante observar que o préço médio teve evolução de 3,8% enquanto a receita média por PDV cresceu 5,3% e foi identificado que todas as regiões apresentaram resultado positivo em todos os indicadores analisados.

Na avaliação regional, o sudeste, mesmo com pequena queda na participação, segue com a maior representatividade, concentrando 36% das vendas. Na sequência temos o nordeste, com 25,5%; a região sul, com 17,7%; o norte, com 10,6% e, por último, o centro-oeste, com 10,2%. Com esses percentuais, a divisão segue bastante similar à de 2023, mesmo que tenham ocorrido pequenas variações para baixo ou para cima em cada região.

O ramo de food service, segundo documento da Mtrix, teve peso de 12,5% nas vendas totais de 2024, o que reflete crescimento tímido no comparativo com 2023. Foram 11,4% nas vendas em receita, 3,8% nas vendas em volume, 7,4% no preço médio e 6,8% na receita média por PDV.

Na segmentação regional, o food service não segue o mesmo padrão do varejo alimentar. Apesar do sudeste também ser o mais representativo (47,2%), a região sul desponta em segundo lugar com 21,4%; o nordeste em terceiro com 16,6%, o centro-oeste em quarto com 9,1% e o norte em quinto, com a menor representação e apenas 6,2%.

O Mtrix Market Insights compara os números do mercado de alimentos nos canais varejo alimentar e food service, trazendo um panorama do Brasil com base no comportamento de compra de mais de um milhão de pontos de venda e análises regionais. 

No estudo, o varejo alimentar é composto por atacado de autosserviço, mercados de todos os portes, lojas de conveniência, além de varejos tradicionais como armazéns, mercearias e empórios. Já o food service considera bares, lanchonetes, padarias, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos voltados ao entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: