O estudo do Ranking ABAD/NielsenIQ 2022 – ano base 2021, realizado pela ABAD em parceria com a consultoria NielsenIQ, registrou para o setor atacadista e distribuidor brasileiro crescimento de 7,1% em 2021, em termos nominais, com faturamento de R$ 308,4 bilhões, a preço de varejo, o que garantiu ao setor a participação de 51,3% no mercado mercearil nacional, avaliado pela NielsenIQ em R$ 601,6 bilhões no ano passado. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa online no dia 10 de maio.
O Ranking, que é publicado desde 1994, analisa anualmente os resultados e a atuação dos agentes de distribuição de todo o país, com informações relevantes para orientar planos estratégicos e investimentos do Canal Indireto.
Respondentes
Os números apontam que as 669 empresas participantes do estudo faturaram R$ 186,6 bilhões (incluído o Atacadão) ou R$ 127,7 bilhões (excetuando-se o gigante de autosserviço), apresentando, em 2021, crescimento médio de 17,7% na comparação com 2020. Dessa forma, o conjunto das empresas respondentes do ranking compõem uma robusta amostra, que neste ano corresponde a 51,7% do setor (correspondia a 49,2% em 2020). O estudo leva em conta preços praticados em 1.067.484 estabelecimentos de todo o Brasil.
Os respondentes da pesquisa estão assim distribuídos: 121 do Centro-Oeste (correspondendo a faturamento de R$ 20,3 bilhões), 247 do Nordeste (R$ 31,3 bilhões), 101 do Norte (R$ 79,5 bilhões), 82 do Sudeste (R$ 79,5 bilhões) e 118 do Sul do País (R$ 26 bilhões).
Operação nos estados
Mais da metade dos atacadistas pesquisados (367) operam em apenas um estado, mas respondem por 21% (R$ 39 bilhões) das vendas globais da amostragem, enquanto 5% atuam em dez ou mais estados e representam 45,2% (84 bilhões de reais) das vendas totais. Somente 12 atacadistas (2% da amostragem) oferecem cobertura nacional e contribuem com R$ 68 bilhões para o resultado (equivalente a 36,5% do faturamento).
Autosserviço e distribuidor são destaques
O atacado de autosserviço representa a maior fatia do faturamento da pesquisa (37,6%) e cresce 13,8%, de 61,6 bi em 2020 para 70,1 bi em 2021. Já a modalidade distribuidor com entrega (29,3% do faturamento) é destaque com 19,6% de crescimento, passando de R$ 45,7 bi em 2020 para R$ 54,6 bi em 2021. Por sua vez, o atacado generalista de entrega (29,2% do faturamento) cresceu 16,6%, de R$ 46,7 bi em 2020 para R$ 54,4 bi em 2021.
As demais modalidades, embora com crescimento expressivo, têm pouca participação no volume total movimentado pelo setor: o atacado de balcão (3,4% do faturamento) cresce 20,2%, de R$ 5,3 bi em 2020 para R$ 6,4 bi em 2021 e agente de serviço (0,5% do faturamento) cresce 16,1%, de R$ 1 bi em 2020 para R$ 1,1 bi em 2021.
Cobertura e principais categorias de produtos
Em relação à cobertura do atacado distribuidor em relação aos canais de varejo, a NielsenIQ aponta que ela é de 95% nos varejos tradicionais (armazém, mercadinho e outros com atendimento de balcão), 85% nos bares e restaurantes, 68% nos pequenos supermercados (pontos de venda independentes, de até quatro checkouts e mil metros quadrados), 45% no segmento de farmacosméticos e 40% nos supermercados grandes.
Em relação às categorias trabalhadas, o grupo dos alimentos é a de maior representatividade no faturamento das empresas pesquisadas: responde por 40,6% do total comercializado. Na segunda posição, artigos de higiene e beleza participam do bolo com 17%, seguidos pelas bebidas (8%), itens de limpeza (7,9%), materiais de construção (7,2%) e bazar (6,4%).
Investimentos prioritários
Dentre as empresas participantes do Ranking, as perspectivas de investimentos se concentram nas áreas de tecnologia e logística. O aumento do investimento em e-commerce é pretendido por 36,8% das empresas, tecnologia de gestão deve receber mais aportes para 33,1% dos respondentes e investimento em sistemas de informação devem crescer em 28% dos estabelecimentos. Também foram reportadas intenções de elevação nos aportes em área de armazenagem (35,4% das empresas) e em frota própria (32,6%).
Expectativas
O setor como um todo se apresenta otimista com o ano de 2022, de modo que 73,5% dos pesquisados acreditam em expansão da base de clientes, 82% esperam aumento no faturamento e 72% acreditam em elevação no volume de vendas. Ainda indicando perspectiva de crescimento, com otimismo mais moderado, 57,6% dos participantes da pesquisa veem aumento da rentabilidade e 47,1% esperam atuar com maior número de fornecedores.
Veja abaixo as TOP 10 empresas desta edição do Ranking ABAD/NielsenIQ, por faturamento, na classificação geral e nas modalidades atacado de autosserviço, atacado com entrega e distribuidor:
Classific. | Ranking Geral | UF | Ano 2021 (em R$) |
1 | ATACADÃO | SP | 58.993.207.688 |
2 | MARTINS | MG | 7.156.890.051 |
3 | DELLY’S FOOD SERVICE | SC | 3.862.064.337 |
4 | GRUPO DIA A DIA | DF | 3.808.072.631 |
5 | SERVIMED | SP | 3.109.830.646 |
6 | ATAKADÃO ATAKAREJO | BA | 2.989.614.935 |
7 | JC DISTR. / COSTA ATACADÃO | GO | 2.767.115.001 |
8 | DECMINAS E APOIO MINEIRO | MG | 2.297.099.516 |
9 | GAM DISTRIBUIDORA | SC | 2.172.401.947 |
10 | VILA NOVA | MG | 2.016.049.757 |
Classific. | Atacado de autosserviço | UF | Ano 2021 (em R$) |
1 | ATACADÃO | SP | 51.737.043.142 |
2 | GRUPO DIA A DIA | DF | 3.093.678.205 |
3 | ATAKADÃO ATAKAREJO | BA | 2.989.614.935 |
4 | BAHAMAS MIX | MG | 1.964.758.335 |
5 | SUPERATACADO NOVA ERA | AM | 1.660.680.000 |
6 | DECMINAS E APOIO MINEIRO | MG | 1.401.230.705 |
7 | TONIN | MG | 1.048.023.890 |
8 | JC DISTR. / COSTA ATACADÃO | GO | 802.463.350 |
9 | HIGA ATACADISTA | SP | 652.070.852 |
10 | PREÇO BAIXO MEIO A MEIO | PA | 651.061.075 |
Classific. | Atacado com entrega | UF | Ano 2021 (em R$) |
1 | ATACADÃO | SP | 7.256.164.546 |
2 | MARTINS | MG | 7.156.890.051 |
3 | SERVIMED | SP | 2.829.945.888 |
4 | GAM DISTRIBUIDORA | SC | 2.172.401.947 |
5 | DESTRO MACROATACADO | PR | 1.833.980.095 |
6 | UNIMARKA | ES | 1.142.159.005 |
7 | SDB – ATACADO BATE FORTE | MS | 1.030.225.261 |
8 | GOIAS ATACADO | GO | 764.295.333 |
9 | PLAYVENDER | RJ | 688.859.178 |
10 | CONDOR ATACADISTA | DF | 680.649.603 |
Classific. | Distribuidor | UF | Ano 2021 (em R$) |
1 | DELLY’S FOOD SERVICE | SC | 3.437.237.260 |
2 | JC DISTR. / COSTA ATACADÃO | GO | 1.964.651.650 |
3 | GRUPO PEGORARO – DEYCON | SC | 1.920.061.083 |
4 | VILA NOVA | MG | 1.834.605.279 |
5 | DEC REAL DISTRIBUIDORA | GO | 1.336.628.617 |
6 | LINK | SC | 1.189.600.000 |
7 | PMG ATACADISTA | SP | 1.097.366.466 |
8 | GUIBON FOODS | PR | 971.984.647 |
9 | GRUPO ANDRADE | AL | 969.592.200 |
10 | MASTERBOI | PE | 885.938.155 |
Revista Distribuição
A edição de abril/maio da revista DISTRIBUIÇÃO detalha a pesquisa do Ranking ABAD/Nielsen 2022 – ano base 2021 por meio de análises de renomados especialistas em economia, consumo e varejo.
Daniel Asp Souza, gerente de Atendimento ao Varejo da NielsenIQ, avalia os reflexos da inflação e do desaquecimento econômico no consumo das famílias.
Alberto Serrentino, consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo e membro do conselho da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo fala sobre as mudanças no comportamento do consumidor.
O professor Nelson Barrizzelli, coordenador de Projetos da FIA – Fundação Instituto de Administração, analisa os dados fornecidos pelas empresas que responderam à pesquisa.
Olegário Araújo, cofundador da assessoria Inteligência 360, avalia o cenário do varejo de vizinhança.
E vários outros profissionais e gestores do setor com vasta experiência no canal indireto contribuíram com comentários e análises para enriquece esse grande painel sobre o desempenho do setor atacadista e distribuidor no país.
ACESSE os dados da pesquisa e as análises completas na edição digital da revista.