Faturamento do setor atinge R$ 308,4 bilhões em 2021

O estudo do Ranking ABAD/NielsenIQ 2022 – ano base 2021, realizado pela ABAD em parceria com a consultoria NielsenIQ, registrou para o setor atacadista e distribuidor brasileiro crescimento de 7,1% em 2021, em termos nominais, com faturamento de R$ 308,4 bilhões, a preço de varejo, o que garantiu ao setor a participação de 51,3% no mercado mercearil nacional, avaliado pela NielsenIQ em R$ 601,6 bilhões no ano passado. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa online no dia 10 de maio.

O Ranking, que é publicado desde 1994, analisa anualmente os resultados e a atuação dos agentes de distribuição de todo o país, com informações relevantes para orientar planos estratégicos e investimentos do Canal Indireto.

Respondentes

Os números apontam que as 669 empresas participantes do estudo faturaram R$ 186,6 bilhões (incluído o Atacadão) ou R$ 127,7 bilhões (excetuando-se o gigante de autosserviço), apresentando, em 2021, crescimento médio de 17,7% na comparação com 2020. Dessa forma, o conjunto das empresas respondentes do ranking compõem uma robusta amostra, que neste ano corresponde a 51,7% do setor (correspondia a 49,2% em 2020).  O estudo leva em conta preços praticados em 1.067.484 estabelecimentos de todo o Brasil.

Os respondentes da pesquisa estão assim distribuídos: 121 do Centro-Oeste (correspondendo a faturamento de R$ 20,3 bilhões), 247 do Nordeste (R$ 31,3 bilhões), 101 do Norte (R$ 79,5 bilhões), 82 do Sudeste (R$ 79,5 bilhões) e 118 do Sul do País (R$ 26 bilhões).

Operação nos estados

Mais da metade dos atacadistas pesquisados (367) operam em apenas um estado, mas respondem por 21% (R$ 39 bilhões) das vendas globais da amostragem, enquanto 5% atuam em dez ou mais estados e representam 45,2% (84 bilhões de reais) das vendas totais. Somente 12 atacadistas (2% da amostragem) oferecem cobertura nacional e contribuem com R$ 68 bilhões para o resultado (equivalente a 36,5% do faturamento).

Autosserviço e distribuidor são destaques

O atacado de autosserviço representa a maior fatia do faturamento da pesquisa (37,6%) e cresce 13,8%, de 61,6 bi em 2020 para 70,1 bi em 2021. Já a modalidade distribuidor com entrega (29,3% do faturamento) é destaque com 19,6% de crescimento, passando de R$ 45,7 bi em 2020 para R$ 54,6 bi em 2021. Por sua vez, o atacado generalista de entrega (29,2% do faturamento) cresceu 16,6%, de R$ 46,7 bi em 2020 para R$ 54,4 bi em 2021.

As demais modalidades, embora com crescimento expressivo, têm pouca participação no volume total movimentado pelo setor: o atacado de balcão (3,4% do faturamento) cresce 20,2%, de R$ 5,3 bi em 2020 para R$ 6,4 bi em 2021 e agente de serviço (0,5% do faturamento) cresce 16,1%, de R$ 1 bi em 2020 para R$ 1,1 bi em 2021.

Cobertura e principais categorias de produtos

Em relação à cobertura do atacado distribuidor em relação aos canais de varejo, a NielsenIQ aponta que ela é de 95% nos varejos tradicionais (armazém, mercadinho e outros com atendimento de balcão), 85% nos bares e restaurantes, 68% nos pequenos supermercados (pontos de venda independentes, de até quatro checkouts e mil metros quadrados), 45% no segmento de farmacosméticos e 40% nos supermercados grandes.

Em relação às categorias trabalhadas, o grupo dos alimentos é a de maior representatividade no faturamento das empresas pesquisadas: responde por 40,6% do total comercializado. Na segunda posição, artigos de higiene e beleza participam do bolo com 17%, seguidos pelas bebidas (8%), itens de limpeza (7,9%), materiais de construção (7,2%) e bazar (6,4%).

Investimentos prioritários

Dentre as empresas participantes do Ranking, as perspectivas de investimentos se concentram nas áreas de tecnologia e logística. O aumento do investimento em e-commerce é pretendido por 36,8% das empresas, tecnologia de gestão deve receber mais aportes para 33,1% dos respondentes e investimento em sistemas de informação devem crescer em 28% dos estabelecimentos. Também foram reportadas intenções de elevação nos aportes em área de armazenagem (35,4% das empresas) e em frota própria (32,6%).

Expectativas

O setor como um todo se apresenta otimista com o ano de 2022, de modo que 73,5% dos pesquisados acreditam em expansão da base de clientes, 82% esperam aumento no faturamento e 72% acreditam em elevação no volume de vendas. Ainda indicando perspectiva de crescimento, com otimismo mais moderado, 57,6% dos participantes da pesquisa veem aumento da rentabilidade e 47,1% esperam atuar com maior número de fornecedores.

Veja abaixo as TOP 10 empresas desta edição do Ranking ABAD/NielsenIQ, por faturamento, na classificação geral e nas modalidades atacado de autosserviço, atacado com entrega e distribuidor:

 

Classific.Ranking GeralUFAno 2021 (em R$)
1ATACADÃOSP58.993.207.688
2MARTINSMG7.156.890.051
3DELLY’S FOOD SERVICESC3.862.064.337
4GRUPO DIA A DIADF3.808.072.631
5SERVIMEDSP3.109.830.646
6ATAKADÃO ATAKAREJOBA2.989.614.935
7JC DISTR. / COSTA ATACADÃOGO2.767.115.001
8DECMINAS E APOIO MINEIROMG2.297.099.516
9GAM DISTRIBUIDORASC2.172.401.947
10VILA NOVAMG2.016.049.757

 

Classific.Atacado de autosserviçoUFAno 2021 (em R$)
1ATACADÃOSP51.737.043.142
2GRUPO DIA A DIADF3.093.678.205
3ATAKADÃO ATAKAREJOBA2.989.614.935
4BAHAMAS MIXMG1.964.758.335
5SUPERATACADO NOVA ERAAM1.660.680.000
6DECMINAS E APOIO MINEIROMG1.401.230.705
7TONINMG1.048.023.890
8JC DISTR. / COSTA ATACADÃOGO802.463.350
9HIGA ATACADISTASP652.070.852
10PREÇO BAIXO MEIO A MEIOPA651.061.075

 

      Classific.Atacado com entregaUFAno 2021 (em R$)
1ATACADÃOSP7.256.164.546
2MARTINSMG7.156.890.051
3SERVIMEDSP2.829.945.888
4GAM DISTRIBUIDORASC2.172.401.947
5DESTRO MACROATACADOPR1.833.980.095
6UNIMARKAES1.142.159.005
7SDB – ATACADO BATE FORTEMS1.030.225.261
8GOIAS ATACADOGO764.295.333
9PLAYVENDERRJ688.859.178
10CONDOR ATACADISTADF680.649.603

 

Classific.DistribuidorUFAno 2021 (em R$)
1DELLY’S FOOD SERVICESC3.437.237.260
2JC DISTR. / COSTA ATACADÃOGO1.964.651.650
3GRUPO PEGORARO – DEYCONSC1.920.061.083
4VILA NOVAMG1.834.605.279
5DEC REAL DISTRIBUIDORAGO1.336.628.617
6LINKSC1.189.600.000
7PMG ATACADISTASP1.097.366.466
8GUIBON FOODSPR971.984.647
9GRUPO ANDRADEAL969.592.200
10MASTERBOIPE885.938.155

 Revista Distribuição

A edição de abril/maio da revista DISTRIBUIÇÃO detalha a pesquisa do Ranking ABAD/Nielsen 2022 – ano base 2021 por meio de análises de renomados especialistas em economia, consumo e varejo.

Daniel Asp Souza, gerente de Atendimento ao Varejo da NielsenIQ, avalia os reflexos da inflação e do desaquecimento econômico no consumo das famílias.

Alberto Serrentino, consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo e membro do conselho da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo fala sobre as mudanças no comportamento do consumidor.

O professor Nelson Barrizzelli, coordenador de Projetos da FIA – Fundação Instituto de Administração, analisa os dados fornecidos pelas empresas que responderam à pesquisa.

Olegário Araújo, cofundador da assessoria Inteligência 360, avalia o cenário do varejo de vizinhança.

E vários outros profissionais e gestores do setor com vasta experiência no canal indireto contribuíram com comentários e análises para enriquece esse grande painel sobre o desempenho do setor atacadista e distribuidor no país.

ACESSE os dados da pesquisa e as análises completas na edição digital da revista.

 

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Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

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