Um dos locais mais fascinantes e inovadores do planeta, a China, foi o lugar escolhido pela Unilever nesse ano para proporcionar a um grupo de empresários, líderes e formadores de opinião, um momento de reciclagem de conhecimentos. O presidente Emerson Luiz Destro fez parte da comitiva “Retail Workshop Unilever – Conexão China”, que aconteceu de 29 de julho a 5 de agosto, e trouxe na bagagem importantes informações e dicas para adaptar e aplicar.
“A iniciativa da Unilever tem um valor incalculável. A viagem permite conhecer outras realidades e se preparar para transformações que estão acontecendo e vão acontecer. Dessa forma, aprendemos e nos antecipamos às novas formas de fazer negócios”, afirmou Emerson Destro.
Ao lado de Julio Campos, vice-presidente de Vendas da Unilever, Emerson participou de diversos workshops e palestras e estreitou ainda mais a parceria com uma das maiores indústrias do mundo. Também estiveram presentes outros representantes da cadeia de abastecimento, como os presidentes da ABRAS, João Sanzovo, e da APAS, Pedro Celso, e também o vice-presidente da ABAD e diretor da JC Distribuição, José Costa Neto.
“É interessante perceber como o setor evolui. Temos de levar em conta a economia e a cultura, mas sabemos que alguns conceitos são perfeitamente aplicáveis. Até pouco tempo, por exemplo, falava-se no fim do off-line, mas hoje já vemos que ambos terão de conviver. O próprio Alibaba, que nasceu 100% digital, está investindo no off-line. A gigante chinesa JD.com possui centros de distribuição espalhados por todo o país e faz, além do trabalho logístico e do e-commerce, serviços financeiros. Ou seja, um “ecossistema” potente que faz com que o consumidor crie certa dependência da empresa. Um conceito realmente diferente”, disse.