O novo presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, concedeu entrevista à Diretora Editorial da revista DISTRIBUIÇÃO, Claudia Rivoiro, para falar sobre o setor e seus planos à frente da entidade.
Solicitado a comentar o resultado preliminar do crescimento do setor no ano de 2020, de 4,29%, apurado pelo estudo do Banco de Dados ABAD/FIA, o novo presidente lembrou que esse é um bom resultado que resulta de trabalharmos com produtos de consumo essenciais e que favoreceu não apenas nosso setor, mas também o pequeno e médio varejista, o autosserviço.
“Mas isso não é motivo de comemoração, em respeito aos outros setores que não tiveram a mesma oportunidade e às famílias que, em meio ao efeito devastador da pandemia, perderam seus negócios ou seus entes queridos. Então, o que precisamos é aproveitar o bom momento como estímulo para continuar nosso trabalho de servir e garantir que os alimentos e outros produtos cheguem até as famílias no devido tempo”, diz Leonardo.
Em relação às prioridades para seu mandato, Leonardo acredita que antes de mais nada é preciso conservar e ampliar as conquistas já obtidas pela entidade, intensificando a atuação em termos de agenda política, comunicação, associativismo, entre outros aspectos.
Ele também acredita na necessidade de ampliar e refinar os dados produzidos pelo setor, essenciais para subsidiar a tomada de decisão do setor, e destaca que a participação das empresas em levantamentos como o Ranking ABAD/Nielsen é uma importante forma de agregar valor à atividade.
Contudo, como um propósito pessoal à frente da entidade, Leonardo diz que gostaria que o setor fosse mais valorável em termos de negócio, ou seja, que tivesse o valor agregado de sua atividade reconhecido pelo mercado, a exemplo do que já ocorre com o varejo e as indústrias de bens de consumo com suas marcas. “Gostaria que ao final do meu mandato o negócio do nosso associado alcançasse essa mais-valia”, diz.
Veja os outros temas abordados assistindo à íntegra da entrevista: