Uma empresa enxuta, eficiente e rentável

Aqueles velhos conselhos que os consultores não se cansam de dar aos atacadistas distribuidores, e que realçam a importância de eles fazerem as contas na ponta do lápis, de cortarem despesas desnecessárias, e até mesmo de economizarem centavos para driblar a crise, vencer desafios e rentabilizar o negócio não só foram plenamente acatados por uma empresa, como também responderam em boa parte pelo grande sucesso dessa companhia ao longo dos anos.

A KarneKeijo não apenas tomou essas orientações à risca, mas também levou ao triunfo a ousadia de uma família que começou vendendo queijo caseiro de porta em porta pelas ruas de Igarassu (região metropolitana do Recife). O menino, filho do fundador, levava os queijos sobre um tabuleiro que apoiava na cabeça. A empresa, que irá comemorar 40 anos de atividades em 27 de novembro, foi fundada por Inácio Miranda e sua companheira Giselda Barreto, que tinham sete filhos (Inácio Jr., Sérgio, Henrique, Gerson, Otávio, Gisele e Bento). A família criava algumas vacas e vendia o leite para uma pessoa que fazia coalhada. Hoje, depois de quatro décadas, enxuta, com as contas no azul e estruturada por uma logística complexa, a empresa mantém-se fiel ao lema que a norteia desde o início: vender um pouquinho mais do que os outros.

Inácio Miranda, presidente da KarneKeijo

De bocadinho em bocadinho, a companhia contabilizou um crescimento de 28% no seu faturamento em 2017, segundo o Ranking ABAD/Nielsen 2018 referente ao ano anterior, alcançando 515,5 milhões de reais, enquanto seus gastos aumentaram apenas 13% no mesmo período. A reação em questão veio depois da marca negativa – uma queda de 7% na receita – que apresentou em comparação com os resultados que obteve em 2016 e 2015, também segundo o levantamento do Ranking ABAD/ Nielsen.

“Minha mãe fazia um queijo fresquinho, redondo, na latinha de café, diferente dos outros, que eram curados e quadrados. Era o nosso diferencial de vendas para vender um pouquinho mais caro e ter uma rentabilidade melhor, lição que vale até hoje na KarneKeijo. Nosso diferencial está na logística, no sistema que adotamos, e que integra tecnologia eficiente e pessoas bem treinadas, o que proporciona agilidade na entrega. Por exemplo, para enviar mais de um pedido, conseguimos separar mercadorias e preparar uma carreta em pouco mais de meia-hora”, diz Inácio Miranda Júnior, diretor da KarneKeijo.

Para conhecer essa história na íntegra, leia a reportagem de Rúbia Evangelinellis na REVISTA DISTRIBUIÇÃO.

2 respostas

  1. Prezados Senhores,
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      Ana Paula

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