Mobilização das filiadas da ABAD garante conquista do setor

A união do setor atacadista e distribuidor foi o grande diferencial no processo de aprovação do Projeto de Lei 05/21. Desde as primeiras reuniões no Fórum Interestadual de Debates do Setor Atacadista e Distribuidor até a aprovação no Senado, cada filiada estadual da ABAD se mobilizou para mostrar aos parlamentares a importância de aprovar o projeto, garantindo segurança jurídica para as empresas e, principalmente, a manutenção do emprego de milhares de pessoas que atuam no comércio.

Foram cerca de 100 encontros com parlamentares, presenciais e virtuais, ao longo do processo de votação entre a Câmara e o Senado, por meio de ações das filiadas. “Foi uma demonstração de força e de união do setor. Quero agradecer cada uma das filiadas pela disposição e empenho em superar as barreiras, fazendo com que todo o setor se beneficiasse de uma causa justa, que vai permitir um período correto de adequação à reforma tributária”, afirmou o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.

Nos últimos dias, os encontros se intensificaram principalmente com os senadores. Na segunda-feira, dia 4, os membros do Fórum Interestadual com o apoio do ex-presidente da ABAD e atual presidente do Conselho Fiscal, José do Egito Frota Lopes Filho, conseguiram se reunir com o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que declarou apoio irrestrito à causa do setor. No dia seguinte, 5 de outubro, o senador Zequinha de Abreu (PSC-PA) recebeu membros da ABAD, Unecs e CNC para uma reunião virtual. No mesmo dia, também houve encontro virtual com os assessores do senador Lasier Martins (Podemos-RS).

No dia 6, dia votação, o presidente Leonardo comandou uma reunião intensa com a senadora Rose de Freitas (MDB-ES), relatora do projeto no plenário do Senado, para alinhar a estratégia para garantir a votação. A senadora sugeriu articulações que precisam ser feitas nas quatro horas que antecederiam o início da sessão deliberativa. “Nossa grande preocupação naquele momento era que o projeto voltasse à Câmara dos Deputados por causa de uma alteração no texto. Com o fim do ano chegando e o processo eleitoral avançando, dificilmente conseguiríamos aprovar a lei ainda neste ano”, destacou o presidente.

Representantes do setor atacadista do DF estiveram no Senado Federal também para buscar apoio para a aprovação do PLP 05/2021. Na ocasião, o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista/DF), Lysipo Gomide, acompanhado do vice-presidente Álvaro Silveira Jr, entregou um ofício pedindo apoio aos senadores José Reguffe (PODE-DF) e Izalci Lucas (PSDB-DF), que manifestaram voto favorável à proposta.

Foram acionados as filiadas de Santa Catarina, Bahia, Alagoas para fazer chegar ao senador Esperidião Amim (PP-SC) uma nota técnica específica, feita pela assessoria jurídica, sobre a emenda que ele pretendia apresentar e que poderia atrasar o processo se fosse acatada pelo Plenário. “Agimos rápido e colocamos todas as pessoas influentes no processo para barrar a emenda, que não era desfavorável ao projeto, visto que se tratava de uma correção, mas que se fosse acatada colocaria em risco toda a estratégia de votação”, explicou Leonardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: