Mesmo nesse período de quarentena e com todas as dificuldades que se apresentam, a ABAD decidiu não interromper a série histórica do Ranking ABAD/Nielsen, em sua 26ª edição, e realizou um grande evento virtual de divulgação no dia 28 de maio para apresentar o estudo. No total, cerca de 200 pessoas – jornalistas de vários estados, diretores da ABAD, presidentes e executivos de filiadas e parceiros do setor – assistiram à transmissão simultânea no Youtube. O vídeo, disponível no canal da ABAD, já tinha quase novecentas visualizações até o fechamento dessa edição do ABADNEWS.
“Pela primeira vez, conseguimos reunir um grande número de jornalistas [foram 60 inscritos] e, principalmente os presidentes das filiadas Estaduais. Era um desejo antigo tê-los conosco nessa apresentação, mas infelizmente era difícil conciliar as agendas nos eventos presenciais. Nesse formato, não apenas reunimos um grande número de pessoas como pudemos prestigiar as filiadas, que também são responsáveis pelo sucesso desse estudo”, conta o presidente da ABAD, Emerson Luiz Destro, destacando que o Ranking teve a adesão de 667 empresas.
Os jornalistas que estiveram na coletiva receberam um presskit completo com os dados do Ranking ABAD/Nielsen 2020 (ano base 2019) e alguns puderam fazer as perguntas ao vivo. O presidente Emerson Destro, o professor e economista Nelson Barrizzelli, da FIA/USP, e gerente de Atendimento de Varejo da Nielsen, Daniel Asp, fizeram a análise dos dados do Ranking, apoiando-se em apresentações que trouxeram dados sobre consumo das categorias YTD20 vs YTD19 (até 10/maio), modelos de operação, regiões de atuação, tamanhos de frotas e equipes de vendas (CLIQUE para ver as apresentações).
Além do texto com os dados nacionais sobre o Ranking, os jornalistas também receberam materiais com recorte específico de cada estado. “A riqueza de dados produzido pelo Ranking permite às empresas e aos fornecedores conhecer de forma abrangente o setor atacadista e distribuidor de norte a sul, de leste a oeste. São números preciosos que ajudam na tomada de decisão”, complementa o presidente da ABAD.