O presidente Leonardo Miguel Severini e a diretoria da ABAD receberam parceiros da indústria em almoço no dia 10 de setembro, no Hotel Unique, em São Paulo. O encontro informal serviu para estreitar o relacionamento e fortalecer ainda mais a cadeia de abastecimento. Estiveram presentes pela indústria representantes da Alpargatas, Bombril, Britvic, Camil, Cremer/Viveo, Gallo, PepsiCo e Grupo Savencia/Polenghi. Pela ABAD, os vice-presidentes Juliano Faria Souto, Juscelino Franklin de Freitas Junior, Danielle Dutra e Alair Martins Júnior. Também acompanharam o encontro o presidente do Conselho Fiscal, José do Egito Frota Lopes Filho, a presidente do Grupo ABAD Jovens e Sucessores, Patrícia Turmina, o superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, e a equipe executiva da entidade.
Ao abrir o evento, Oscar Attisano reforçou o caráter informal do evento, lembrando que é um momento de descontração para falar de conjuntura econômica e projetos futuros. Ele também lembrou que o almoço é realizado duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. O presidente Leonardo deu as boas-vindas na sequência e frisou que a proposta é também propiciar um momento para apresentar as ações da ABAD e conhecer as expectativas dos parceiros em relação ao setor.
“Tão importante quanto o resultado do PIB (que teve crescimento de +1,4%) é entender que ele foi impulsionado por dois importantes “motores” da economia: o consumo das famílias e o desempenho da indústria. E, nesse contexto, é fundamental destacar o papel do setor que, diante do desafio, garantiu a entrega dos produtos com agilidade e qualidade. Nesse cenário, juntos, indústria e agentes de distribuição, precisam ser inovadores e criativos para evitar ruputuras e garantir produtos nas gondôlas”, disse o presidente da ABAD.
Na sequência, ele também destacou a atuação política da ABAD. Segundo Leonardo, além da regulamentação da reforma tributária, que tem exigido total atenção da entidade, para participar dos debates, ajudando a criar bases sólidas para implementação da lei, a ABAD tem atuado fortemente em Brasília, com apoio da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços e da FCS – Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, para garantir que não haja retrocessos em questões que já estavam pacificadas, como no campo trabalhista. É uma luta constante, mas com o apoio das nossas bases (27 filiadas estaduais) temos conseguido avançar.
Em sua fala, Wagner Brilhante, CEO da Bombril, disse que o canal indireto é de suma importância na operação da empresa, principalmente nesse momento, em que a empresa faz um forte trabalho de reposicionamento da marca para aumentar o market share, com bons resultados já no primeiro semestre.
Já Augusto Lemos, CEO do Groupe Savencia, uma das maiores empresas de lácteos do mundo, dona da marca Polengui no Brasil, destacou a relevância da distribuição para o momento que companhia está vivendo. Segundo ele, o grupo, que possui mais de 150 SKUs, tem um grande potencial de mercado, já que pouca gente conhece de fato a marca. Crescemos nos últimos dois anos, mas temos ainda um longo caminho pela frente, com muitas oportunidades. Por isso, queremos fortalecer a parceria com o canal de distribuição.” O grupo Savencia o
O Rodrigo Borges, diretor Comercial da PepsiCo, informou que a empresa passa por um bom ano, principalmente na categoria de salgadinhos, que é o que mais cresce em snacks. Para ele, estar no encontro só reforça o compromisso com o canal indireto, “que é de extrema importância para nós, pois faz parte da nossa estratégia de crescimento para os próximos cinco anos.” Fernando Cândido, da Camil, reiterou o quão importante é o canal indireto para chegar no pequeno e médio varejo. “O desafio da Camil, com uma história de 70 anos, é estar próximo desse varejo e, consequemente ,do consumidor; por isso, a aproximação com o setor atacadista distribuidor é tão relevante.”
Para Leonardo Celeri, diretor de Marketing e Trade Marketing da Cremer, o canal distribuidor é fundamental para o caminho de crescimento da empresa.”Com a missão de atrair o consumidor, aumentar o consumo per capita e ampliar a penetração em parceria com vocês, que conhecem a região e os clientes, acreditamos que esse é o caminho para o sucesso. Temos alcançado um crescimento de dois dígitos, e somos gratos pela colaboração do canal indireto. Enxergamos com otimismo o que está por vir. Há muitas oportunidades à frente, e continuaremos fortalecendo nossa marca e a parceria.”
“Thiago Gaviolli, diretor Comercial da Britvic, destacou a jornada de construção da marca inglesa no Brasil, conhecida pelos produtos Maguary. “Tivemos um foco intenso, compreendendo que, em um país continental como o nosso, é essencial garantir a distribuição, mas também entender as particularidades regionais. Com o apoio do canal indireito, criamos um portfólio que não apenas impulsiona o sell-out, mas também assegura a recompra. A presença numérica está no DNA da empresa, e seguimos firmes na construção de brand awareness.”
“Temos um grande desafio de levar a marca Gallo além do azeite, que já é muito forte. Desde que ingressei na Gallo, em janeiro, temos discutido o enorme potencial que os distribuidores podem agregar ao nosso modelo de negócios. Acredito que só deixaremos de ser vistos como uma marca limitada a dois SKUs quando trouxermos os distribuidores para caminhar ao nosso lado. Vamos unir forças e aproveitar esse potencial”, concluiu Cristiane Souza, presidente da Gallo Brasil.