ABAD terá nova pesquisa de Remuneração e Benefícios do setor

Em parceria com a IDEE, consultoria especializada em Gestão Empresarial, com foco em desenvolvimento organizacional e de pessoas, a ABAD iniciou em setembro os preparativos para a realização de uma nova pesquisa de Remuneração e Benefícios do setor. O resultado do levantamento será apresentado no Encontro de Valor ABAD, em novembro.

Na primeira edição da pesquisa, em 2017, foram entrevistadas 50 empresas das cinco regiões do Brasil. Desse total, foram coletadas 30 mil informações de cerca de 300 executivos, 500 líderes, 380 especialistas e analistas e 11 mil funcionários administrativos, principalmente das áreas operacional e vendas.

“Assim como em 2017, a transparência e a lisura no processo são a nossa principal preocupação.  Os dados fornecidos pelas empresas são protegidos e não podem ser acessados por ninguém além dos técnicos da consultoria, nem mesmo pela ABAD”, explica Roberto Pissinatti, diretor da IDEE. Ele também esclarece que os resultados são gerados e divulgados em termos de médias –  média entre os cargos, entre as regiões – para que não haja exposição de nenhum dado individualizado dos participantes.

Além dos dados pesquisados quantitativamente como valor médio de salários e remunerações variáveis por cargo e por região, a pesquisa também trará dados qualitativos, especialmente no quesito ‘benefícios’, apontando os tipos de benefícios mais oferecidos pelas empresas. Também avaliará indicadores como como custo salarial e turn over.

Os participantes do estudo receberão um relatório detalhado que servirá de parâmetro de mercado e permitirá situá-lo em relação à média do setor, auxiliando os gestores a identificar necessidades de ajustes, oportunidades de implantação de novos modelos de remuneração e avaliação do impacto dos salários nas despesas totais da empresa.

“Com dados regionalizados, o estudo é especialmente interessante para empresas que atuam em mais de uma região e precisam ter parâmetros claros de remuneração para cada uma delas. São informações relevantes para o fortalecimento do negócio”, explica Oscar Attisano, superintendente executivo da ABAD.

O estudo partirá de uma base de abrangência nacional com informações confiáveis e precisas tanto de salários como de benefícios, além de trazer as principais práticas e políticas de Recursos Humanos no setor, abrangendo cargos desde a Alta Administração até áreas Operacionais de Logística, Comercial, Operações e Administrativos.

“Esperamos que o material disponibilizado contribua para que a gestão de RH da empresa seja ainda mais eficiente e alinhada com os objetivos estratégicos de seu negócio”, conclui Attisano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: