A temática do ESG está em alta no ambiente corporativo, tanto que pesquisas recentes mostram que adesão a estratégias ambientais, sociais e de governança avançam nas empresas de forma consistente. Em paralelo, o entendimento populacional quanto à importância dessas práticas voltadas a esses pilares também cresce.
Uma matéria recente publicada pela CNN Brasil com base em estudo da Nexus mostra que empresas que não pregam boas práticas ambientais, sociais e de governança são mal vistas pelos brasileiros, sendo, para 26% dos entrevistados, o principal motivo que os leva a deixar de admirar ou consumir uma empresa ou marca.
Para dar suporte às associadas e ao mercado como um todo disseminando conhecimentos para o desenvolvimento de uma programação positiva em relação à pauta ESG, a ABAD lançou, em sua última Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto, três cartilhas de ESG com conteúdo voltado a sensibilizar os stakeholders sobre a importância da incorporação do assunto nas metas estratégicas das companhias.
Na visão de Alessandro Dessimoni, consultor Jurídico da Associação e sócio da Dessimoni e Blanco Advogados, em um mundo em constante evolução onde desafios ambientais, sociais e de governança são cada vez mais prementes, é fundamental que empresas e instituições adotem boas práticas. “É preciso contribuir para o desenvolvimento de negócios mais resilientes, éticos e orientados para o longo prazo”, comenta.
Cartilha Ambiental
As 34 páginas que compõem o documento estão dedicadas principalmente à Lei nº 12.305/10, que especifica a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Foram listadas as principais informações e orientações para que os associados da ABAD compreendam plenamente o alcance da legislação e saibam como se adequar a ela de maneira eficiente e eficaz.
A cartilha se propõe a simplificar o entendimento da PNRS destacando seus principais pontos e oferecendo orientações práticas que permitirão a todos, principalmente atacadistas e distribuidores, cumprir as obrigações legais.
O material explica o que é a tão falada responsabilidade compartilhada, quais são os atuais incentivos à reciclagem em vigor no país, como construir planos de gerenciamento de resíduos sólidos em conformidade com as exigências do Ministério do Meio Ambiente, quais os melhores caminhos para a implementação de projetos de logística reversa, entre outros assuntos.
Clique AQUI para fazer o download da Cartilha Ambiental.
Cartilha Social
A publicação traz, em mais de 100 páginas de conteúdo, muitas informações sobre como constituir um ambiente de trabalho inclusivo, que respeite e, acima de tudo, incorpore, as diferenças. O texto também fala sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), série de metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unida (ONU) para abordar desafios sociais, econômicos e ambientais até 2030, que envolvem questões relativas à diversidade, equidade e inclusão.
Entre os destaques do material estão as percepções de raça e etnia, equidade de gênero, pessoas com deficiência, público lgbtqiap+ e as diferentes gerações que constituem a força de trabalho mundial, qual a importância da mescla desses grupos e da inclusão de representantes de todos eles no ambiente corporativo, e qual seu impacto no engajamento e desenvolvimento profissional.
Clique AQUI para fazer o download da Cartilha Social.
Cartilha de Governança
No âmbito da governança, a cartilha produzida pelo Comitê ESG da ABAD utiliza os parâmetros do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa para apresentar princípios, regras, estruturas e processos que fazem, das organizações, empresas que contribuem positivamente para a sociedade e o meio ambiente.
São, ao todo, mais de 30 páginas que especificam as definições de governança e do conceito triple bottom line, os princípios de integridade, transparência, equidade, accountability e sustentabilidade, como deve ser formada a estrutura básica de governança corporativa, e quais os principais desafios dentro dessas estratégias.
Clique AQUI para fazer o download da Cartilha de Governança.