GS1 lança novo vídeo sobre o Cadastro Nacional de Produtos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A GS1 Brasil lançou durante a convenção ABAD, realizada entre os dias 9 e 11 de agosto, o segundo vídeo da série sobre o Cadastro Nacional de Produtos. No vídeo, é ressaltada a importância de que toda a cadeia de distribuição tenha acesso à informação correta e padronizada sobre cada produto.

As informações são representadas pelo GTIN ou EAN, o número do código de barras que identifica o produto comercializado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos.

Para o atacadista distribuidor, que atua como intermediário e atende a diferentes destinos e parceiros, o código de barras, além de guardar as informações exatas sobre o produto, é também um ótimo aliado na logística.

Por isso, embora a responsável pelo cadastramento seja a indústria, o atacadista/distribuidor tem o importante papel de incentivar os seus fornecedores a cadastrar os produtos no Cadastro Nacional de Produtos, passando assim a trabalhar em sintonia com o mercado.

Cadastro

Cada vez mais a informação é um dos bens mais preciosos para o Canal Indireto. Os dados cadastrais dos produtos que comercializados representam alto custo para o setor em função de dados incompletos e superficiais, erros em pesos e medidas, perdas de vendas por devolução de produtos com cadastro errado, e exigem manutenção constante através de equipes capacitadas.

Um estudo realizado pela GS1 do Reino Unido constatou que, devido a ineficiências de processo, duplicidade de informações e soluções alternativas adotadas pelos vários integrantes da cadeia de abastecimento, houve prejuízo equivalente a R$ 4 bilhões em 5 anos. A soma refere-se a perdas em vendas e erosão dos lucros nos setores de indústria, distribuição e varejo.

Pensando nisso, a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil criou o Cadastro Nacional de Produtos, uma ferramenta online, que contribui decisivamente para a construção de uma base consistente de dados, fundamental para a evolução da cadeia de abastecimento, e também para atender as exigências da Secretária da Fazenda quanto à emissão de notas.

Veja o FOLHETO impresso produzido especialmente para esclarecer o que é o Cadastro Nacional de Produtos aos associados da ABAD E veja os vídeos na playlist abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar:

POLÍTICA DE Privacidade: Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.