Todos nós sabemos que cada vez mais a informação é um dos bens mais preciosos para o Canal Indireto. Os dados cadastrais dos produtos que comercializados representam alto custo para o setor em função de dados incompletos e superficiais, erros em pesos e medidas, perdas de vendas por devolução de produtos com cadastro errado, e exigem manutenção constante através de equipes capacitadas.
Um estudo realizado pela GS1 do Reino Unido constatou que, devido a ineficiências de processo, duplicidade de informações e soluções alternativas adotadas pelos vários integrantes da cadeia de abastecimento, houve prejuízo equivalente a R$ 4 bilhões em 5 anos. A soma refere-se a perdas em vendas e erosão dos lucros nos setores de indústria, distribuição e varejo.
Pensando nisso, a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil criou o Cadastro Nacional de Produtos – CNP, uma ferramenta online, que contribui decisivamente para a construção de uma base consistente de dados, fundamental para a evolução da cadeia de abastecimento, e também para atender as exigências da Secretária da Fazenda quanto à emissão de notas.
CLIQUE AQUI para ver um material impresso produzido especialmente para esclarecer o que é o CNP aos associados da ABAD. E veja abaixo o vídeo explicativo: