ABAD sedia última reunião do ano da Coalizão Empresarial

Estiveram presentes representantes das 22 associações nacionais que fazem parte da coalizão para implementação da logística reversa de resíduos de embalagens

A Coalizão Empresarial de Embalagens para Logística Reversa realizou na quinta-feira (6/12), na sede da ABAD, em São Paulo, a última assembleia do ano. Estiveram presentes representantes de 22 associações nacionais que fazem parte da coalizão para implementação da logística reversa de resíduos de embalagens não perigosas, visando atender a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.

O compromisso da Coalizão Empresarial, que é resultado de um acordo setorial que busca alternativas para ampliar a reciclagem no país, consiste principalmente no apoio estruturante às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, ampliação dos números de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para recebimento de resíduos e conscientização dos consumidores.

Nesse sentido, a cada encontro são definidas novas ações e metas e a forma de atuação para garantir que os resultados sejam alcançados. Na primeira fase do Acordo Setorial para Logística Reversa de Embalagens em Geral, entre 2012 e 2017, foram feitos investimentos em pontos de entrega voluntária (PEV) de resíduos, campanhas, novas tecnologias, aumento da capacidade instalada, treinamento e reciclagem. Além disso, foram capacitadas 802 cooperativas e instalados 2.082 PEVs, enquanto a meta estabelecida pelas políticas públicas era de 640 pontos de entrega.

A segunda fase do acordo, que vai de 2018 a 2022, é mais abrangente. A proposta é manter a meta de recolhimento de resíduos. Os investimentos e as quantidades de embalagens recuperadas serão acompanhados anualmente pela Coalizão para a verificação do cumprimento das determinações e metas.

Para saber mais sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, ACESSE.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.