Etiqueta: encontro de valor

Centrais sindicais e empresários vão se reunir com Temer

 Empresários e centrais sindicais se
reunirão com o presidente Michel Temer no dia 12 de setembro, no Palácio do
Planalto, para discutir uma agenda comum de pautas para a retomada do
crescimento econômico e do emprego. A informação é de Paulo Skaf, presidente da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).  Skaf se reuniu ontem com
representantes da Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova
Central, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central
dos Sindicatos Brasileiros (CSB). A Central Única dos Trabalhadores (CUT) não
participou do encontro.  João Carlos Gonçalves, o Juruna,
secretário-geral da Força Sindical, disse que a reunião definiu como pautas
prioritárias a retomada do crédito, a continuidade da redução da taxa de juros,
o debate sobre conteúdo nacional na área do petróleo, o aumento das parcelas do
seguro-desemprego e o debate em torno da reforma tributária.  Outra prioridade é a retomada de
obras paralisadas pela Lava-Jato, disse Juruna. “Muitas empresas que estão
na área da construção pesada fecharam, pararam a produção ou as obras estão
paradas. Com isso, milhares de trabalhadores estão desempregados”, disse. 

Fonte: Valor Online

Leia mais »

Projeto social da Aspa estimula a leitura entre estudantes

Criado em
2011 pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, o Projeto
Aspa de Incentivo à Leitura envolve uma saudável disputa entre alunos do 4º Ano
do Ensino Fundamental para ver quem lê melhor, seguindo critérios específicos
da comunicação oral.  No Concurso
Ler Bem,
os estudantes são avaliados por uma comissão julgadora que atribui
notas aos candidatos depois de analisar os seguintes aspectos: entonação da
voz, espontaneidade na leitura e pausas determinadas pela pontuação. Diante de
um corpo de jurados, os estudantes leem em voz alta textos de Olavo Bilac,
Mário Quintana, Ferreira Gullar, Ziraldo, Vinícius de Moraes, Ana Maria
Machado, Ruth Rocha, Maurício de Souza, Monteiro Lobato e Cecília Meireles,
entre outros escritores da literatura infanto-juvenil. Os candidatos
são submetidos a etapas classificatórias em suas respectivas escolas (numa
primeira fase, para definir o melhor leitor de cada escola) e municípios (numa
segunda fase, para definir o melhor leitor de cada município participante), mobilizando
professores, gestores escolares, pais dos alunos e secretarias municipais de
Educação, sob a coordenação da Aspa. Uma vez
definido o estudante representante de cada município inscrito, a etapa seguinte
compreende as semifinais, que neste ano ocorreram nas cidades de Salgueiro,
Arcoverde, Palmares, Goiana e Camaragibe, com a participação de jovens leitores
que representaram 100 municípios de Pernambuco. Os julgadores
selecionaram 15 estudantes que irão para a final do concurso, a ser realizada em
Recife, no Teatro da Livraria Cultura do Shopping Rio Mar, no dia 05 de
outubro. Cada um
dos cem estudantes que competiram nas semifinais recebeu da Aspa um tablet como
prêmio. No dia da final, cada um dos 15 finalistas receberá um notebook. Já os
três melhores colocados no concurso serão premiados com hospedagem no Enotel Resort,
em Porto de Galinhas, onde participarão do 17º Encontro Aspa.  As
crianças participam do evento acompanhadas dos pais ou responsáveis legais, e a
premiação é extensiva aos respectivos professores dos três primeiros colocados,
ao gestor da escola e ao secretário de Educação do município. A Aspa –
consciente do seu papel de entidade empresarial socialmente responsável e
comprometida com os valores e temas ligados à educação e cidadania – entende
que a leitura é fundamental para o processo de aprendizado e desenvolvimento
profissional.  “Quando a
pessoa adquire o hábito de ler, ela escreve melhor, tem mais facilidade na
compreensão de textos e de livros e maior capacidade de argumentação”, diz o
presidente da Aspa, José Luiz Torres. “O concurso cumpre importante função
social, pois quem se torna leitor habitual na fase escolar terá uma
probabilidade significativamente maior de alcançar o sucesso no âmbito
profissional”, completa Sebastião Rodrigues, diretor executivo da Aspa e
coordenador do projeto. 

*Com
informações da assessoria de imprensa da Aspa

Leia mais »

Relator da reforma tributária apresenta proposta a Temer e a ministros

 O
relator da reforma tributária em análise na Câmara dos Deputados, Luiz Carlos
Hauly (PSDB-PR), apresentou nesta sexta-feira (18) a proposta dele sobre o tema
ao presidente Michel Temer e aos ministros da área econômica.Segundo
a agenda divulgada pela Presidência, participaram do encontro, além de Temer e
Hauly, os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo Oliveira
(Planejamento) e dois secretários do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia
(secretário-executivo) e Mansueto Almeida (Acompanhamento Econômico). “É
uma palestra que tenho apresentado. Fiz 70 palestras pelo Brasil sobre a
reforma e o presidente me convidou para fazer essa apresentação no palácio”,
disse Hauly, acrescentando que acredita na aprovação da proposta até o fim
deste ano. O
deputado apresentou essa mesma palestra no Seminário ABAD & Filiadas, em
março deste ano, e, recentemente, parte dela na abertura da Convenção Anual da
ABAD, no painel Brasil e suas Reformas, com a participação de outros
convidados.  Após
a reunião, Hauly informou que, na próxima terça-feira (22), será apresentado o
texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata da reforma
tributária na comissão especial, e que, posteriormente, também tratará dos 11
projetos de lei que regulamentam as mudanças. “Vai
ser uma emenda aglutinativa. Eu tenho o texto. Se tiver textos melhores, nós
adaptamos. E coloco direto no plenário com o apoio dos líderes”, declarou a
jornalistas. Segundo
ele, o ministro da Fazenda informou que a proposta é “boa”, mas que não houve
uma confirmação por parte dele de que apoiará o novo texto. “Esse é um
governo inteligente, e o presidente da República gostou muito da proposta.
Evidentemente, vamos ter que ajustar a proposta”, declarou. A
ideia do relator é que a carga tributária atual, cerca de 35% do Produto
Interno Bruto (PIB), na média dos últimos anos, seja mantida, inclusive na
participação da União, dos estados e dos municípios. Mas o relator propõe a
extinção de vários tributos, entre os quais CSLL, ISS, ICMS, IPI, PIS e Cofins,
Cide, IOF e salário educação. Pela
proposta de Hauly, seria criado o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), que
englobaria vários tributos (PIS, Pasep, Cofins, IPI, ICMS estadual e ISS
municipal, além da contribuição previdenciária) e seria administrado por uma
Super Secretaria da Receita Federal, composta por técnicos da União, estados e
municípios. Por
outro lado, seriam mantidos Imposto de Renda, IPTU e IPVA municipais, além do
ITR, o ITBI, e do ITCMD (Transmissão de Causa Mortis e Doação, o imposto sobre
herança, estadual). Também seria mantido o tributo da Previdência Social, os
impostos de importação e de exportação.”A
partilha [com os estados e municípios] vai ser a mesma durante cinco anos. Do
sexto ano ao décimo quinto nós faremos a transição para estados e municípios da
origem para o destino”, explicou o relator, Luiz Carlos Hauly.

Leia mais »

Executivos das filiadas AMAD e SINCA-PR são premiados com viagem

 No último dia da ABAD 2017
SÃO PAULO, os executivos Mauro Carsten, do SINCA-PR (Sindicato do Comércio
Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná, e Marcos Taveira, da
AMAD (Associação Matogrossense de Atacadistas e Distribuidores), foram
premiados com um fim de semana em São Paulo, no mês de novembro, com direito a
passagem aérea, hospedagem, jantar, sessão de spa e ingressos para teatro,
incluindo acompanhante. Na parte da manhã da segunda-feira, dia 27/11/17, o
casal também poderá participar do tradicional ENCONTRO DE VALOR ABAD.  A entrega dos certificados
de premiação foi feita na Sala Vip da ABAD pelo Gerente de Relacionamento
ABAD-Filiadas, João Aparecido Pereira. O certificado do executivo Mauro Carsten
foi entregue ao presidente do SINCA-PR, Paulo Hermínio Pennacchi. 

O prêmio reconhece os bons
resultados alcançados pelos executivos na organização das maiores caravanas
estaduais de atacadistas e distribuidores para participar da convenção ABAD
2017 SÃO PAULO.

Leia mais »

Debate sobre as reformas esclarece dados e atualiza informações

Logo
após a Sessão Solene de Abertura da ABAD 2017 SÃO PAULO, foi realizado o painel
político-econômico Brasil e suas Reformas,
cuja proposta foi falar sobre os desafios que o país enfrenta para
modernizar-se e ganhar maior eficiência e competitividade. Participaram do
painel: –
Emerson Destro – presidente da ABAD-
Dr. Fábio Kanczuk – Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda,
representando o ministro Henrique Meirelles-
Marcelo Maia Tavares Araújo – Secretário de Comércio e Serviços do MDIC –
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, representando o ministro
Marcos Pereira –
Rogério Marinho – Deputado Federal, Presidente da CSE – Frente Parlamentar
Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo e Relator da Reforma
Trabalhista-
Arthur Maia – Deputado Federal e Relator da Reforma da Previdência-
Luiz Carlos Hauly – Deputado Federal e Relator da Reforma Tributária-
Honório Pinheiro – Presidente da CNDL e Coordenador da UNECS –
Emerson Luiz Destro, presidente da ABAD- O
economista Ricardo Amorim (como mediador). Ricardo
Amorim abriu o painel com algumas informações inquietantes: entre 1980 e 2017,
a produtividade do brasileiro não aumentou. Apesar de ter havido melhoria na
capacitação e no grau de instrução, isso não se refletiu em produtividade
porque o governo, nesse mesmo período, implementou normas e tributos que
impediram esse crescimento, daí a necessidade e urgência das três reformas –
trabalhista, tributária e previdenciária. O
economista também defendeu que a reforma previdenciária deveria ter total
prioridade, pois o modelo em que se baseia o sistema brasileiro de previdência está
defaso e se tornou insustentável, em função da redução da taxa de natalidade e
do amento da expectativa de vida do brasileiro ao se aposentar. “Antes, 10
trabalhadores na ativa bancavam os proventos de um aposentado. Hoje, essa
relação é de dois para um e continua a cair rapidamente”, afirmou. “No atual
sistema, o governo precisa bancar a diferença, que só aumenta a retira recursos
de outras áreas fundamentais como saúde e educação. Para que possa investir
nessas áreas sem aumentar impostos, a reforma previdenciária é imperativa”,
conclui. A já
aprovada modernização trabalhista foi apontada como um exemplo de sucesso, que
foi creditada pelo relator à busca incessante pelo diálogo e pelo consenso. Em
sua fala no painel, o deputado Rogério Marinho destacou o papel fundamental das
entidades setoriais na construção e aprovação do projeto, em especial a UNECS
(União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, da qual a ABAD faz parte).
“Conversamos com os setores, com as bancadas federais, as entidades
empresariais e obtivemos o necessário apoio.” Marcelo
Maia, do MDIC, também destacou os debates e as contribuições do Executivo nessa
matéria. “É importante que o poder executivo queira mudar, deater, chegar a um
consenso, e foi o que aconteceu”, disse. Segundo o secretário, legislativo e
Executivo também estão junto na elaboração uma cartilha para mostrar os
benefícios e os avanços da reforma trabalhista. Arthur
Maia disse o que a sociedade pode esperar da reforma previdenciária. “É
inacreditável que o Brasil seja um dos 5 ou 6 países que ainda mantêm a
aposentadoria por tempo de contribuição, quando em quase todo o mundo é
consenso a adoção da uma idade mínima. “No modelo brasileiro, existem apenas o
Equador e mais dois ou três países da África e do Oriente Médio”, afirmou.
Segundo ele, a mudança sofre forte resistência das corporações representativas
do funcionalismo público, em especial das categorias de maior remuneração. Honório
Pinheiro, presidente da CNDL e coordenador da UNECS reforçou a necessidade de
participação do setor privado na formulação e aprovação das reformas e destacou
as muitas reuniões realizadas com a CSE – Frente Parlamentar Mista em Defesa do
Comércio, Serviços e Empreendedorismo para debater o tema. “Nós, empresários,
precisamos nos posicionar.” Também relembrou  
o processo de formação da UNECS, frisando a complementaridade e
capilaridade das entidades que a compõem.  Fábio
Kanczuk, da Fazenda, falou sobre as reformas microeconômicas que estão no
âmbito do Executivo, sem depender de mudanças nas leis, que podem ter impacto
altamente positivo na produtividade. Ele lembrou que entre 1995 e 2000, os
Estados Unidos tiveram cinco anos de crescimento contínuo e sem inflação,
decorrente dos ganhos de produtividade. O secretário também afirmou que, no
médio prazo, os dados já disponíveis apontam para um cenário otimista. “O
processo de retomada da economia é inexorável”, diz Kanczuk. Já o
relator da reforma tributária, Luiz Carlos Hauly, destacou que o PIB
brasileiro, hoje, permanece do tamanho que era em 2010, creditando esse
resultado ao emaranhado tributário que rege o país. “A reestruturação
tributária é fundamental para a retomada do desenvolvimento.”  Hauly também defendeu um Refis mais amplo do
que o proposto pela Fazenda, para dar fôlego às empresas, além da adoção do IVA
(Imposto sobre Valor Agregado) nacional, o que alinharia o país às economias
mais desenvolvidas do mundo.

A ABAD 2017 SÃO PAULO, que integra o ENACAB – Encontro Nacional da Cadeia
de Abastecimento e a 37ª Convenção ABAD do Canal Indireto, acontece até o 9 de
agosto, no São Paulo Expo, em uma realização conjunta da Associação Brasileira
de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) e de sua filiada Associação de
Distribuidores e Atacadistas de Produtos Industrializados de São Paulo (ADASP).

Leia mais »

UNECS planeja ações para os próximos anos

Construir o protagonismo da entidade para um Brasil novo,
ampliar a representatividade alinhada com os interesses do setor e fortalecer a
sustentabilidade financeira: esses foram alguns pontos destacados na reunião da
União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços – UNECS realizada nesta
quarta-feira (26), em Brasília. O evento reuniu presidentes das entidades para
a construção do planejamento estratégico 2017-2018.Para a criar essa importante ferramenta de gestão, que
traçará as diretrizes de trabalho e a linha de atuação da UNECS para os
próximos anos, a entidade contou com a consultoria da Fundação Dom Cabral
(FDC).                                                              Segundo o professor da Fundação Dom Cabral, Valdemar
Barros, é preciso que a UNECS realize o exercício do pensamento estratégico
permitindo que todos trabalhem em função de um direcionamento claro e que
possibilite prosseguir com pautas de interesses comuns e específicos,
relevantes das associações. “Sem dúvida esse é o grande benefício de discussões
como essas que permitam que todos possam usufruir de um momento de alinhamento,
coesão e clarificação de projetos estruturadores que contribuirão para um
Brasil novo”, avaliou o professor.Para o coordenador da UNECS e presidente da CNDL, Honório
Pinheiro, já era tempo de estabelecer uma linha de ação bem fundamentada nas
principais demandas do setor. “Queremos sair desse encontro com um norte para
fazer um Brasil novo. Um Brasil que reconheça as atividades de um setor que
produz, emprega e arrecada impostos. Sabemos dos desafios que vivemos, mas
sabemos também que é possível realizar”, destacou Pinheiro.A formatação do planejamento estratégico da UNECS
permitirá a definição da missão, visão e valores, além das ações estratégicas
de cada área como financeiro, administrativo, comunicação e secretaria.Para o presidente da ABAD, Emerson Destro, a construção
da ferramenta de gestão é de fundamental importância. “Vamos construir juntos
o modus operandi da atuação da UNECS, que já vinha trabalhando de
forma unificada. O planejamento estratégico visa termos uma única voz e uma
única forma de atuação”, destacou Destro.Já o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, considera que
a elaboração de um planejamento estratégico possibilita um alinhamento mais
concreto das entidades, que também têm suas singularidades. “O alinhamento
estratégico é um dos pontos cruciais para o sucesso de uma entidade,
principalmente no caso da UNECS que reúne sete instituições representantes de
setores que, embora correlatos por serem ligados ao setor de comércio e
serviços, têm suas peculiaridades e desafios próprios”, ressaltou Solmucci.De acordo com o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun,
o encontro representa um marco inicial de um trabalho fundamental para as
próximas ações da UNECS. “A Alshop entende que o planejamento estratégico é
fundamental para que a gente tenha ações coordenadas também junto com a frente
parlamentar, no sentido de agilizar o processo e contribuir cada vez mais para
a retomada do crescimento no país”, pontuou Sahyoun.Na visão do presidente da CACB, George Pinheiro, as ações
futuras ganham clareza com o planejamento. “Estamos no momento exato de
iniciarmos um trabalho de ponta e estratégico para que nós possamos pensar a
UNECS do amanhã”, concluiu.Representando a  ANAMACO, o presidente do Conselho Diretor e
Deliberativo da instituição, Marcos Gabriel Atchabahian, relembrou os objetivos
fundamentais da UNECS. “Há quase três anos atrás, sete entidades resolveram se
unir em torno de objetivos comuns, unindo forças para buscar maior espaço e
protagonismo. Dentre outras conquistas, conseguimos implantar a modernização
trabalhista, o que nos motiva cada vez mais, a continuarmos pensando nas ações
para o futuro”.Já o vice-presidente do Conselho Consultivo da ABRAS,
José Humberto Pires, representando o presidente da associação, João Sanzovo,
reforçou que a UNECS nasceu de uma necessidade comum reconhecida pelas entidades
do comércio e serviços. “Esta convergência de interesses nos levou aonde
estamos hoje: um dia dedicado a discussão, criação e encontro de convergências
de temas comuns para que seja criado o planejamento estratégico da entidade.
Precisamos continuar fortes e unidos para que seja perene o trabalho da UNECS”,
reforçou.Está previsto para o dia 16 de agosto mais um encontro
com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de estruturação do planejamento
estratégico.*Com informações da CNDL e CACB

Leia mais »

Assessor da Presidência da República recebe líderes da UNECS

Na tarde de quarta-feira (26), os presidentes das entidades que integram
a Unecs e representantes do Sebrae estiveram em reunião com Gastão Alves de
Toledo, assessor da Presidência da República, no Palácio do Planalto, em
Brasília. O encontro foi para esclarecer, junto ao governo federal, a questão
tributária do País. Na pauta, os recentes aumentos do PIS/Cofins sobre
combustíveis, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), possíveis mudanças na
reforma trabalhista, entre outros. Para o assessor da Presidência, é preciso cautela ao se discutir
tributação. Segundo ele, quando se há uma tentativa de aumentar impostos, é
compreensível que haja, naturalmente, por parte da sociedade, uma rejeição ao
assunto. No entanto, continua, a meta fiscal foi estimada e ela precisa ser
cumprida, e, justifica, “por necessidades administrativas e políticas do
momento, e muito contrariado”, foi preciso aumentar a alíquota do PIS/Cofins
sobre os combustíveis. Como uma das ações do texto-base da reforma tributária, ainda vagarosamente
discutida no Congresso Nacional, Toledo destaca a criação do IVA, que
substituiria os ICMS estaduais e criaria um imposto único, com divisão para
União, estados e, possivelmente, municípios. “Este seria um grande imposto
sobre o consumo. É um trabalho muito interessante e engenhoso que futuramente
pode vir a ser adotado se os estados se conscientizarem que é possível mudarmos
esse sistema”, disse. A proposta do IVA deve contemplar a extinção de nove tributos (ICMS,
ISS, IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins e salário-educação). “Os empreendedores
do comércio e serviços estão muito preocupados e têm reagido fortemente com a
questão tributária do nosso País. O aumento de impostos é sempre muito nocivo
para a saúde econômica das empresas e, por isso, seremos sempre contra qualquer
reajuste, tendo em vista a alta carga que já nos é imposta”, declarou o
presidente da CACB, George Pinheiro. Legislação trabalhistaOs representantes da UNECS também demonstraram preocupação com relação a
possíveis mudanças na legislação da modernização trabalhista, principalmente no
que diz respeito ao trabalho intermitente, um antigo e importante pleito das
entidades. No entanto, segundo Toledo, “a impressão que se tem é de que, a
princípio, nada será alterado na lei”. 

*Com informações da CACB e CNDL

Leia mais »