O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, e o superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, prestigiaram a cerimônia de posse do presidente reeleito da Abras – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, João Galassi, e da sua nova diretoria, realizada na segunda-feira (31), no Clube Naval, em Brasília (DF). O evento contou com a participação do vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin.
Vários parlamentares também marcaram presença na posse. Entre eles, os senadores Efraim Filho, Sérgio Moro e Randolfe Rodrigues e os deputados federais Marco Bertaiolli, Da Vitória, José Neto, Glaustin da Fokus, Gutemberg Reis e Marcel Van Hattem.
Galassi fez um discurso breve e contundente, evidenciando a grandeza dos supermercados para o varejo alimentar no Brasil. Apresentou números importantes do setor no mundo e ponderou sobre a presença em nosso país: “o setor é um grande elo da cadeia nacional de alimentos, ligando mais de 220 cadeias produtivas aos consumidores finais em mais de 93 mil lojas. Atualmente, são mais de 3,1 milhões de colaboradores nesse setor, que é o maior gerador de primeiro emprego no país”, resumiu.
Durante o evento, José César da Costa, presidente da UNECS e da CNDL, ressaltou a importância de entidades como a UNECS, que vêm ganhando cada vez mais representatividade do setor.
Alckmin ressaltou a cooperação com o setor supermercadista, “o que mais empregou brasileiros durante o período da pandemia. Contem conosco para aprovar a agenda legislativa”, disse. Também enumerou os principais pontos a serem abordados nos próximos anos, questionou o custo do dinheiro e o que pode ser feito para reduzir as taxas de juros. Além disso, mencionou a necessidade de simplificação tributária, desburocratização, digitalização do setor e os acordos internacionais, que aumentarão as possibilidades de negócios. “Precisamos reduzir custos e melhorar a competitividade. Pois o nosso foco está na geração de emprego e renda para a população poder consumir mais e ter uma qualidade de vida melhor”, finalizou o ministro.
Também estiveram presentes na cerimônia Paulo Eduardo Guimarães, presidente da AFRAC; Geraldo Defalco, presidente da ANAMACO; e Carlos Rezende, superintendente da CACB.
Na ocasião, foi apresentada a Agenda Legislativa ABRAS 2023-2026.
Visita
No dia 10 de janeiro, Geraldo Alckmin recebeu uma comitiva da Unecs, intermediada pelo deputado Zé Neto (PT-BA). Durante o encontro, o presidente Leonardo Miguel Severini; o presidente da AFRAC, Paulo Eduardo Guimarães, e o presidente do conselho da ABRAS, João Sanzovo, apresentaram as pautas prioritárias do setor, relacionadas a ambiente de negócios, garantia de direitos e eficiência do estado, além de sedimentar, junto ao novo governo, a importância do trabalho conjunto das maiores representantes organizadas e de livre adesão do setor.