Em reunião com Unecs, Paulo Guedes diz que vai anunciar medidas de auxílio às empresas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Em encontro com líderes empresariais da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) nesta quarta-feira (16), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que nas próximas semanas a Pasta deve divulgar importantes medidas de auxílio às empresas brasileiras, que aos poucos vêm se recuperando dos problemas causados pela pandemia.

Além disso, o ministro destacou o crescimento da economia brasileira, depois de enfrentar o que ele chamou de “guerra”, em referência à Covid-19. “Nosso país tem uma dinâmica própria e só depende dele para se organizar”, declarou. A reunião foi comandada pelo presidente da Unecs e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, e teve a presença do presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, e demais membros da entidade nacional.

Um dos temas em destaque do encontro foi a reforma tributária, que continua sendo um dos principais pleitos do setor produtivo. Para Guedes, a medida não é boa só para agora, mas para os próximos anos, seja qual for o governo.

Já o presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), deputado Efraim Filho (União-PB), disse que há sim a possibilidade de que a reforma passe no Congresso Nacional em 2022, ainda que este seja um ano eleitoral. “A proposta está em sintonia com a sociedade. Só precisa de alguns ajustes no texto”, pontuou.

Outro ponto abordado pelo grupo foi o Refis do Simples Nacional, que, segundo Efraim, terá seu veto derrubado pelo Congresso Nacional nos próximos dias.

Esteve presente também ao encontro o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que destacou feitos do governo Bolsonaro, por meio da sua Pasta, como os canais hídricos que fizeram chegar água a todo o Nordeste, além da retomada da construção das casas do programa Casa Verde e Amarela e de obras que estavam paradas desde a Copa do Mundo de 2014.

Quando deputado, Rogério Marinho foi responsável pelo encaminhamento da pauta da Unecs no Congresso Nacional, em temas que trouxerem enormes benefícios à classe empresarial, como a mini reforma trabalhista.

O setor de comércio e serviços apresentou, ainda, aos ministros e ao deputado temas prioritários, como cobrança, ainda em 2022, do diferencial de alíquotas do ICMS, o DIFAL; o PLP 178/2021, de autoria do deputado Efraim, que institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias. Conhecido como Projeto de Simplificação Digital, a proposta foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac); a prorrogação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe); entre outros.

Também estiveram presentes no encontro, o ex-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil CACB e da UNECS George Teixeira Pinheiro; Geraldo Defalco, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco); João Carlos Galassi, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); Paulo Eduardo Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac); e Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar:

POLÍTICA DE Privacidade: Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.