O Conselho de Administração do Instituto UNECS – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços escolheu por unanimidade, João Carlos Galassi para presidir a entidade de março de 2023 a março de 2025, durante reunião realizada no dia 8 de fevereiro, em Brasília. Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) desde 2020, Galassi receberá o cargo de José César da Costa (CNDL), tomará posse no instituto no dia 8 de março e atuará simultaneamente no comando das duas entidades.
Para Galassi, a UNECS nasceu da necessidade que o setor de comércio e serviços tinha de ter voz perante a sociedade, já que são esses empreendedores que sabem das dificuldades que enfrentam no dia a dia dos seus negócios. “Desde a sua criação a UNECS vem fazendo um trabalho competente, exaustivo e de muita dedicação, de todos os presidentes que por aqui passaram. Muito obrigado por tudo que foi feito até aqui para que essa voz tivesse cor e força”, agradeceu.
Ao destacar que todas as entidades que compõem a UNECS são “grandes, fortes, autônomas, competentes e com ótima atuação, sem precisar de recursos públicos”, ele falou sobre o que espera do seu mandato. “Nosso primeiro trabalho será organizar a nossa pauta e a agenda de trabalho, formando uma estrutura para sabermos identificar com mais agilidade qual será nosso foco e discutirmos nossa atuação”, disse.
Para encerrar, o novo presidente da UNECS agradeceu a José César da Costa, da CNDL, que agora deixa a Presidência da casa. “Foi um mandato maravilhoso, que nos trouxe capacidade de atuação, deixou tudo muito bem estruturado e a nossa voz ainda mais ativa. Assim como a FCS, cada vez mais atuante e com muito valor. Ou seja, estamos sendo reconhecidos”, completou.
Já José César falou da experiência “fantástica” que viveu à frente da União, que apesar de jovem, cresceu e se tornou importante, mostrando sua importância para o setor. “Construímos isso tudo juntos, mesmo tendo vivido momentos difíceis nos últimos anos. A cada ano, nos tornamos mais conhecidos e respeitados pelo poder público”, comemorou. Ele ainda disse que a Unecs tem um potencial fantástico e que tem certeza de que Galassi fará uma excelente gestão.
Além da Abras e da CNDL, a UNECS é formada por mais sete das mais influentes e expressivas entidades do comércio e serviços: a Abad, presidida por Leonardo Miguel Severini; a Abrasel, presidida por Paulo Solmucci; a Afrac, presidida por Paulo Eduardo Guimarães; a Anamaco, presidida por Geraldo Defalco; e a CACB, cujo representante na Unecs é o presidente do Conselho Consultivo, George Pinheiro.
*Com informações da assessoria de Comunicação da UNECS