George Pinheiro, da CACB, é eleito presidente da UNECS

A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviço (UNECS) reuniu o Conselho de Administração, formado pela ABAD e mais sete entidades, nesta quarta-feira (21), em Brasília, para eleger seu novo presidente. O representante escolhido para comandar a entidade entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019 foi George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

“Agradeço a confiança e gostaria de dizer que teremos um ano de intenso trabalho. Serei apenas o maestro, mas a orquestra somos nós. Temos que ter a consciência de que só chegamos aqui juntos. Sem trabalho em equipe não conseguiremos alcançar nossos objetivos”, disse Pinheiro.

Ele também destacou a importância de 2018, ano decisivo para a UNECS na esfera da representação política. “Vivemos em todo o País uma grande mudança. A liderança do Paulo Solmucci, esse ano, foi muito importante. Não só no âmbito político, mas também na parte mais empresarial da nossa briga para impor o apoio às empresas. Em muitos dos lugares que estive isso foi sempre ressaltado”, destacou.

“Quero desejar sucesso ao novo presidente e dizer que nosso time estará sempre comprometido com a UNECS. É muito importante para a entidade esse compromisso e competência demonstrados por todos”, observou o atual presidente da entidade, Paulo Solmucci.

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, deputado Efraim Filho (DEM/PB), que também participou do encontro, disse que a UNECS claramente consegue se consolidar como referência nas pautas de interesse do setor. “O novo presidente da entidade certamente irá trazer sua expertise para a entidade e fazer com que a Unecs mantenha o espaço alcançado”, disse.

Balanço

O atual presidente, Paulo Solmucci, que continua à frente da Abrasel, ressaltou os resultados do trabalho feito em 2018, com destaque para o “Diálogo UNECS com os candidatos à presidência da República”, que reuniu cinco candidatos à presidência para apresentar suas propostas em temas prioritários para o setor. O evento aconteceu em Brasília no dia 14 de agosto e reuniu 500 empresários, sendo transmitido ao vivo pela internet e alcançando 2 milhões de pessoas. O mesmo modelo foi replicado em alguns estados, promovendo um diálogo com os candidatos ao governo.

Outras ações de impacto nacional foram realizadas, como o painel “150 dias da Reforma Trabalhista” e também as participações da Unecs em eventos no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, em trabalho conjunto com a Frente CSE, além de duas audiências públicas e na CPI dos Cartões. A proibição do deságio em tíquetes de alimentação e o reconhecimento dos supermercados como atividade essencial são exemplos de importantes conquistas.

“Foi um ano de muitas lutas e seguimos com a certeza que estamos na direção correta, unindo forças para buscar junto ao novo governo a participação da UNECS nos fóruns de discussão de políticas públicas para o país, em especial, aqueles que tratarão e terão impactos no setor de comércio e serviços e sua competitividade”, disse.

Segundo Solmucci, o próximo ano será marcado por desafios e também pela concretização de um desejo de mudança da sociedade, que pôde ser percebido no resultado das eleições, onde mais de 47% da Câmara e de mais de 85% do Senado foram renovados. “A UNECS precisa ser agente ativa nessa transformação do Brasil novo”, concluiu.

UNECS

Criada em 2014, a UNECS é formada por oito instituições: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A entidade é responsável por 15% do PIB brasileiro; 65% das operações de crédito e débito no país e pela geração de 22 milhões de empregos diretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: