O presidente Leonardo Miguel Severini e demais representantes das entidades que compõem a Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços participaram no dia 5 de outubro de reunião virtual com Glenda Bezerra Lustosa, nova Secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. O encontro, realizado pelo Ministério da Economia, tem como objetivo apresentar a secretária e debater pautas prioritárias do setor do comércio e serviços.
Pela ABAD, o presidente Leonardo enfatizou a importância do setor atacadista distribuidor para a economia nacional. Também reforçou os
pleitos que estão sendo trabalhados pela entidade em 2022, com apoio da UNECS e da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços – FCS, entre eles o enquadramento do representante comercial autônomo no Anexo III, do Simples Nacional (PLS 5/2015), a comercialização de medicamentos isentos de prescrição nos supermercados (PL 1774/2019) e o contrato de distribuição (PL 1780/2022). Para ver as notas técnicas da ABAD sobre os projetos, ACESSE.
“Esse encontro é muito importante porque poderemos estruturar uma agenda, retomar diálogos e expor prioridades do setor do comércio e serviços”, salientou Glenda Lustosa.
O presidente da UNECS e da CNDL, José César da Costa, ressaltou também temas macros importantes para o setor, tais como a simplificação da carga tributária, a desburocratização do ambiente de negócios e a modernização da legislação trabalhista.
“Sabíamos que não seria fácil pôr em prática a simplificação do sistema tributário, mas esperamos, em breve, realizar esse sonho tão almejado”, disse José César da Costa. Glenda, por sua vez, se mostrou otimista quanto aos anseios das entidades. “Eu gostaria muito que a reforma tributária avançasse e acho que há muitas chances de que isso aconteça”, afirmou.
Pauta prioritária
Também participaram da reunião Edgard de Castro, vice-presidente da AFRAC; João Sanzovo, presidente do conselho da ABRAS; Carlos Rezende, superintendente da CACB; e Newton Garcia, relações institucionais da ABRASEL. Todos ressaltaram propostas importantes para o setor e que atualmente tramitam no Congresso Nacional. CLIQUE AQUI para ver todas as pautas do setor de comércio e serviços que foram entregues aos presidenciáveis no evento Diálogos com Candidatos à Presidência da República.
Representando o Ministério da Economia, também estiveram presentes no encontro Rodrigo Zerbone Loureiro, Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade; Evandro Zaranza, Subsecretário de Ambiente de Negócios e Competitividade e Márcia de Fátima Lins, Coordenadora Geral de Ambiente de Negócios Indústria.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da UNECS