Unecs assina termo de cooperação com o Ministério de Ciência e Tecnologia

A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) assinou na terça-feira (27), em Brasília, um termo de cooperação com o Ministério de Ciência e Tecnologia. O objetivo é promover o desenvolvimento de um sistema integrado, chamado de Rastro, com políticas de rastreamento de produtos, veículos e mercadorias em geral no país. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança.

Para o presidente da UNECS, Paulo Solmucci, a consequência dessas ações é o impacto direto na melhoria do ambiente de negócios no Brasil. “A inteligência deste sistema traz um aumento da competitividade incomensurável em diversas áreas e torna vários setores, inclusive o de comércio e serviços, mais produtivos e dinâmicos”, diz.

Solmucci ressaltou que o desafio da UNECS é simplificar o empreender no Brasil. “Neste sentido, a questão da logística é um tema central para o setor de comércio e serviços. Temos entidades que conhecem a dor de enfrentar diariamente a ilegalidade, os bandidos, e temos também grande inteligência em torno da logística para viabilizar custos menores. Ao final, isso deve resultar em uma melhor qualidade de produtos e serviços para toda a sociedade brasileira”.

Entre os benefícios previstos, estão a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle de trânsito e de mercadorias nas fronteiras e rodovias; integração dos sistemas de segurança pública; e o incremento da arrecadação tributária.

A UNECS se junta agora outras 15 organizações que participam do sistema Rastro. São 12 ministérios – Ciência e Tecnologia, Agricultura, Cidades, Fazenda, Defesa, Educação, Desenvolvimento, Meio Ambiente, Justiça, Transportes, Planejamento, Saúde -, além da Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa), Ceitec (Centro de Inteligência em Tecnologia Eletrônica Avançada) e CGU (Controladoria-Geral da União).

Reunião

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), deputado federal Efraim Filho (DEM/PB), o presidente da UNECS, Paulo Solmucci, e o presidente da CACB, George Pinheiro, que assume a UNECS em janeiro, estiveram, na quarta-feira (28), em uma reunião-almoço com deputados eleitos pelo Distrito Federal este ano.

O deputado Efraim parabenizou os colegas pela eleição e destacou o momento de protagonismo que as frentes parlamentares estão vivendo neste período de transição governamental, quando a equipe de Jair Bolsonaro, presidente da República eleito, tem procurado diálogo com os grupos, fundamentando a ideia de que as frentes são o canal direto da sociedade com o governo. “Temos um desafio potencializado para a próxima legislatura, mas temos força para alcançar os objetivos que forem propostos”, declarou.

Efraim também destacou o encontro que a Unecs teve na semana passada com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, quando ouviram que o governo pretende dar valor às entidades de livre associação unidas por uma pauta comum: desenvolvimento, desestatização, desburocratização, entre outros. “Teremos um ano de uma agenda com muitas mudanças, mas a Frente CSE certamente terá um papel de protagonismo”, completou.

*Com informações das assessorias de comunicação da Abrasel e CACB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: