Em 2020, a NRF – maior e mais importante feira do varejo mundial, contou com a presença dos presidentes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs). Além do presidente da UNECS e da CABC, George Pinheiro, também participaram os presidentes da CNDL, José César da Costa, da Afrac, Zenon Leite, da Abras, João Sanzovo, os representantes da Abrasce, Lorrayne Rosa, e da Anamaco, José Cid Sousa Alves do Nascimento, e o deputado Efraim Filho (DEM/PB), presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS).
O evento, que ocorreu em Nova Iorque, entre os dias 12 e 14 de janeiro, reuniu mais de 40 mil participantes, de 90 países, para 200 palestras com empresários das maiores empresas do planeta.
Todos os anos são apresentados vários cases de sucesso durante o evento e é passada uma visão do que será o varejo no ano e no futuro. Na atual edição não foi diferente, e o “Vision 2020” revelou algo que parecia ter ficado no passado, mas que se mostra um diferencial de atração neste momento do mercado: a proximidade com os clientes.
Assim como antigamente os donos de comércios conheciam seus clientes e os chamavam pelo nome, as atuais varejistas devem seguir pelo mesmo caminho ou, pelo menos, traçar uma estratégia parecida. O que mais chamou a atenção durante o evento foi o sucesso das empresas que começaram a tratar os consumidores de uma forma mais personalizada e mostrar os valores de sua marca.
A preocupação com o meio ambiente (sustentabilidade e reciclagem) e com o relacionamento diferenciado com o seu cliente são fundamentais para conquistar o novo perfil de consumidores. Afinal, as compras são movidas por sentimentos também, como o medo, desconforto e otimismo radical.
O que também ficou evidente foi a influência do comércio eletrônico na hora da compra, já que, de acordo com dados fornecidos pela NRF, 75% das compras em lojas físicas são influenciadas pelas lojas digitais. A busca por maiores informações e pesquisas na internet se mostram a grande sacada do consumidor na hora de fazer a sua compra. E não para por aí, o contrário também acontece, como foi mostrado na apresentação do case da Yeti durante o evento, em que as lojas físicas influenciaram diretamente nas compras digitais.
Outro ponto importante é o uso de dados. No terceiro dia do evento os palestrantes falaram muito sobre como o Big Data auxilia no equilíbrio do estoque, gerenciamento de pedidos, rastreamento de preços e percepção do consumidor sobre a marca. Tudo isso faz com que os dados se tornem um dos principais aliados das varejistas.
George Pinheiro ressaltou a importância do evento: “Trata-se de uma oportunidade única de conhecer os exemplos de varejistas que estão transformando seus modelos de negócios, reconhecendo a importância de dar atenção à relação com os clientes”.
* Com informações da CACB e CNDL