Entendemos que 2020 está sendo um ano de adaptação e surpresas, um ano em que o setor atacadista e distribuidor superou-se no cumprimento de seu papel como atividade essencial para a vida das pessoas.
O novo normal, para nós, é a cooperação entre fisco e entidades empresariais com objetivo reduzir a comercialização irregular de mercadorias. utilização indevida dos incentivos fiscais estaduais e a enorme assimetria de informação no segmento.
Esse contexto foi o pano de fundo para que a Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia – ASDAB (filiada à ABAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor de Gêneros Alimentícios do Estado da Bahia – SindAtacado firmassem um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Fazenda Estadual – Sefaz/BA no último mês de agosto.
O Acordo de Cooperação Técnica está pautado em ações de inteligência fiscal, troca de informações de mercado para preservação das empresas e ampliação do mercado formal, um marco na relação do segmento com o fisco.
Na Bahia, em especial, a ausência de dados organizados, indicadores sobre as empresas, estrutura e desempenho, nos afastavam de uma atuação estratégica da Associação, impossibilitando a construção de fundamentos e argumentos técnicos que respaldassem as demandas do segmento, que são multidisciplinares e dinâmicas.
A cooperação entre os fiscos estaduais e as entidades empresariais deve ser estimulada, em todos os Estados, consolidando a colaboração estratégica e a construção de plataformas de inteligência fiscal e de mercado como base de um novo patamar nesta relação, evidenciando o alcance do nosso segmento para o desenvolvimento social e econômico do país.
*Bruno Branco é Consultor Tributário da ASDAB. Em recente reportagem, divulgamos a parceria. CLIQUE AQUI para ler.