Cesta de bebidas se destaca em volume e faturamento em setembro, aponta Scanntech

No mês de setembro as vendas em unidades apresentaram a maior alta do ano em meio a um cenário com menor variação de preços, segundo Radar da Scanntech. O faturamento obteve alta de +6,1%, impulsionado pelo crescimento de +5,2% das vendas em unidades.

Com um crescimento de +20,5% em faturamento e +14,9% em unidades vendidas, novamente a cesta de bebidas é o principal destaque do mês, contribuindo mais que qualquer outra cesta para o crescimento do varejo alimentar no mês de setembro.

Por outro lado, a cesta de mercearia básica apresentou nova queda. Em setembro, a cesta retraiu -7,4% em faturamento, decorrente da queda de preços (-5,9%) e das vendas unitárias (-1,6%).

Óleo, leite UHT e café moído, foram as principais categorias responsáveis pela retração no faturamento da cesta de mercearia básica. Já na cesta de bebidas, cervejas, refrigerantes e sucos prontos são as categorias que impulsionam o resultado da cesta.

Em relação aos canais de venda, apesar da menor variação de preços em setembro, supermercados e atacarejos regionais cresceram em faturamento, impulsionados pelas vendas em unidades.

 

Os canais de supermercados 5 a 9 e 10+ apresentaram o melhor desempenho no mês de setembro, crescendo acima dos demais em faturamento. Já o atacarejo regional registrou o melhor resultado em termos de unidades vendidas.

Sob a perspectiva regional, o estado de São Paulo e a região Sul obtiveram os maiores crescimentos, +7,0% e 6,8%, respectivamente. Na sequência aparecem as regiões Centro-Oeste e Leste formada por RJ, MG e ES, ambas com crescimento de +5,8% em setembro.

O Estudo Especial de setembro (CLIQUE AQUI para ver) traz também uma análise do impacto das altas temperaturas registradas na 3ª semana de setembro sobre as cestas de Inverno e Verão, identificando quais as categorias que mais sofreram variações nas vendas no período.

*Com informações da Scanntech

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