Ministério da Economia já planeja retomada da atividade econômica

O presidente Emerson Destro participou nesta terça-feira (28) da segunda reunião do Comitê de Comércio, Serviços, Varejo, Bares e Restaurantes, conduzida pela Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa. Na abertura da videoconferência, que contou com a participação de outras entidades, Costa destacou 12 forças-tarefas criadas pelo governo para reduzir o impacto econômico da pandemia do novo coronavírus, incluindo a oferta de bilhões em linhas de crédito de instituições financeiras públicas e privadas para o setor produtivo e medidas para a retomada da economia. CLIQUE AQUI para acompanhar as ações do governo.

Para facilitar o acesso ao crédito, Costa destacou a Medida Provisória 958/20, editada na segunda-feira (27). CLIQUE AQUI para ler a reportagem. Ele também falou do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que tem como foco o atendimento às microempresas, diminuindo os problemas de acesso ao crédito por este setor. O secretário informou ainda que o plano de retomada da atividade econômica já está sendo iniciado, focado no caminho da prosperidade, tirando o governo do “cangote” das empresas para aumentar a competitividade.

“Vamos construir um Brasil novo e contamos com todos vocês, do setor produtivo. É vocês que vão nos dizer, o mais rápido possível aquilo que é preciso fazer em prol desse Brasil mais moderno. Vamos sair dessa crise juntos e mais fortes”, declarou Carlos da Costa, salientando a proximidade do Executivo com os anseios dos empresários brasileiros.

Estiveram em pauta, ainda, as políticas estaduais de isolamento social e os impactos dela no comércio; o número de desempregados que a crise já está deixando; a criação de movimentos de estímulo ao consumo quando as atividades estiverem restabelecidas; entre outros assuntos.

Setor produtivo

As entidades, por sua vez, lideradas pelo presidente da Unecs e da CACB, George Pinheiro, que coordena o grupo, aplaudiram as iniciativas do governo, mas cobraram medidas mais efetivas para que o crédito chegue aos empresários, evitando uma pandemia de falências de empresas brasileiras.

Em sua fala, o presidente Emerson Destro lembrou também a necessidade de atender o pequeno e médio empresário, que tem ainda mais dificuldade de acesso ao crédito. Também destacou a importância de os setores participarem dos debates para a criação dos protocolos de reabertura e funcionamento como medidas de segurança em relação à covid-19. “Não podemos aceitar que a burocracia impere e sejam criadas normas e regras desnecessárias, que signifiquem mais investimentos num momento como esse”, disse.

O Comitê é composto pelas seguintes entidades, além dos membros da Unecs:

Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados – ABAD
Presidente: Emerson Destro

Associação Brasileira de Supermercados – Abras
Presidente: João Sanzovo Neto

Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce
Presidente: Glauco Humai

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel
Presidente: Paulo Solmucci Júnior

Associação Brasileira de Automação para o Comércio – Afrac
Presidente: Zenon Leite Neto

Associação Brasileira de Lojistas de Shopping – Alshop
Presidente: Nabil Sahyoun

Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – Anamaco

Presidente: Geraldo Defalco

Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB
Presidente: George Pinheiro

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL
Presidente: José César da Costa

Instituição para Desenvolvimento do Varejo – IDV
Presidente: Marcelo Silva

Associação Brasileira de Franchising – ABF
Presidente: André Friedheim

Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Câmara E-Net
Presidente: Leonardo Palhares

Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização – Abmapro
Presidente: Neide Montesano

Associação Brasileira de Comércio – ABComm
Presidente: Maurício Salvador

Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil
Presidente: João Carlos Oliveira

Associação Brasileira do VarejoTêxtil – ABVTEX
Presidente: Edmundo Oliveira de Lima

Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave
Presidente: Alarico Assumpção Júnior

Instituto Foodservice Brasil – IFB
Presidente: Fernando de Paula

Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC
Presidente Executivo: Eduardo Terra

Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias – Abrafarma
CEO Sergio Mena Barreto

*Com informações da Assessoria de Comunicação da CACB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos da doença na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Acesse:

Protocolo de Funcionamento

A ABAD preparou um protocolo formal para ajudar o setor atacadista e distribuidor a implementar as medidas de prevenção para evitar possíveis impactos do Covid-19 na empresa, nos funcionários e colaboradores e nas relações jurídicas. Clique na animação para vizualizar: