Em POSICIONAMENTO OFICIAL emitido nesta quinta-feira, 9 de maio, o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, se pronunciou sobre a situação de calamidade pública vivida pelo estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta a maior tragédia ambiental de sua história por conta das enchentes provocadas por fortes chuvas há mais de uma semana. Em parceria com a AGAD – Associação Gaúcha dos Atacadistas e Distribuidores, filiada no estado, e das entidades da Unecs – União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços, a ABAD está agindo em diversas frentes de solidariedade.
“Montamos um comitê de crise com a AGAD e estamos agindo de acordo com os acontecimentos, procurando colocar foco no que é realmente necessário. Sempre, claro, ouvindo as pessoas que estão vivenciando diretamente o problema e que, portanto, podem nos direcionar. Já nos mobilizamos pelos desabrigados, que felizmente tem recebido grande ajuda de todos os cantos do país. Nossa preocupação agora é manter a economia do estado funcionando, para permitir que o processo de reeestruração possa acontecer depois. Por isso, estamos mapeando tanto os prejuízos das empresas do setor quanto dos varejistas, nossos principais clientes”, esclarece Severini.
Neste sábado, 11 de maio, às 14h, o presidente Leonardo convocou uma reunião extraordinária com a diretoria da ABAD, presidentes e executivos de filiadas e líderes e coordenadores regionais para discutir ações estratégicas de apoio, visando uma ação coordenada. No início da semana, em parceria com a AGAD, já havia sido criado um fundo para doação destinadas, sobretudo, às empresas do setor. “A proporção e a dimensão dessa tragédia é muito maior do qualquer pessoa pode imaginar. Temos que dar apoio às empresas, buscando bancos de fomentos, verbas dos governos do estado e federal e doação da cadeia de abastecimento. Somente dessa forma, as empresas vão continuar operando e mantendo os postos de trabalho que sustentam milhares de famílias”, afirma Jurema Pesenti, presidente da AGAD.
Nesta quinta-feira, 9 de maio, o presidente Leonardo participou, com representantes de entidades do setor no Rio Grande do Sul, de reunião da FCS – Frente Parlamentar de Comércio e Serviços. O objetivo foi atualizar os mais de duzentos parlamentares – entre deputados federais e senadores – sobre a real situação do estado, além de debater o momento com foco em medidas do governo e do Congresso para auxiliar o setor de comércio e serviços.
Doe pela sobrevivência do estado do Rio Grande do Sul e de sua economia:
PIX: 90.091.240/0001-31 (CNPJ DA AGAD)
Banco: SICREDI – 748 – AGÊNCIA: 0116 CONTA CORRENTE: 10014-9
Juntos, podemos vencer!